27 Junho 2022, Segunda-feira
- PUB -
InícioSociedadeDesafios tornam visitas das crianças à Casa das Imagens “divertidas e com...

Desafios tornam visitas das crianças à Casa das Imagens “divertidas e com significado”

Equipamento tem agora disponível um storyboard didáctico, inspirado na técnica utilizada pelo cineasta Lauro António

 

- PUB -

A Casa das Imagens Lauro António tem agora desafios à disposição das crianças, com idades compreendidas entre os 2 e os 12 anos, “com o objectivo de tornar as visitas uma experiência divertida, duradoura e com significado”.

As actividades estão disponíveis num storyboard didáctico, “técnica que começou por ser utlizada por Walt Disney e consiste num cartaz em que o realizador conta uma história aos quadradinhos com as cenas que pretende gravar, antecipando o que se vê na película”.

O Storyboard Kids – Casa das Imagens, composto por 12 desafios, é inspirado “num storyboard real utilizado pelo cineasta e crítico de cinema na realização dos seus filmes, que pertence à colecção da Casa das Imagens e tem a mesma dimensão”, explica a Câmara de Setúbal em comunicado.

- PUB -

Apresentado ontem no Dia Inter nacional dos Museus, celebrado sob o tema “O poder dos Museus”, o lançamento do Storyboard Kids “contou com a presença de 22 alunos de uma turma do 3.º ano da Escola Básica de Montalvão-Laranjeiras, que ficaram a saber quem foi Lauro António e o que é a Casa das Imagens e um storyboard”.

O recurso de exploração didáctica pretende “fazer da visita ao equipamento uma experiência divertida e com significado, estando disponível para qualquer escola do primeiro e segundo ciclos ou para famílias com crianças naquele intervalo de idades”.

No decorrer das visitas, “as escolas e as famílias podem solicitar o Storyboard Kids, que é gratuito, e desenvolverem a actividade entre colegas ou entre pais e filhos ou avós e netos, para explorarem a colecção de uma forma divertida e adequada à idade”.

- PUB -

Além de imagens, os miúdos podem ir à descoberta de “desenhos sobre a fachada do edifício, sopas de letras e jogos de espelhos, com a colecção a colocar desafios à medida da idade”.

A Casa das Imagens Lauro António – Biblioteca, Mediateca e Arquivo, localizada no número 8 da Rua da Velha Alfândega, na Baixa de Setúbal, foi inaugurada em 8 de Maio de 2021. “É um equipamento cultural municipal que partilha com o público uma parte assinalável do arquivo pessoal do cineasta”.

O acervo, com perto de 50 mil peças doadas por Lauro António, está disponível em diferentes suportes, relacionados com a Sétima Arte. O equipamento “afirma-se como espaço de fruição do cinema e do audiovisual, nas suas múltiplas vertentes, com disponibilização gratuita e presencial de bibliografia temática e filmes”.

Comentários

- PUB -

Mais populares

“Queremos ser uma das maiores potências desportivas do distrito de Setúbal”

Tiago Fernandes, presidente do Juventude Sarilhense

Avó e mãe de Jéssica cantaram em programa da TVI enquanto menina estava sequestrada

Família materna da vítima marcou presença em caravana de “Uma Canção Para Ti” na véspera da morte da criança

Menina de três anos morre em caso suspeito de maus tratos pela ama

Criança apresentava ferimentos na boca e nariz e hematomas no corpo. Ama disse que tinha caído de uma cadeira no dia anterior
- PUB -