20 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioSociedadeProjecto Siga 2.0 visa gerar mudança no território através da participação cidadã

Projecto Siga 2.0 visa gerar mudança no território através da participação cidadã

Empregabilidade, formação, qualificação e intervenção junto de famílias norteiam programa

 

- PUB -

Com orientação para a área do emprego, formação e qualificação, que constitui o seu eixo número um de actuação, e para a intervenção familiar e parental, preventiva da pobreza infantil, que perfaz o eixo dois, o Siga 2.0 desenvolve acções à medida das necessidades identificadas e complementares à acção de outras entidades e projectos locais.

A O SETUBALENSE, Lucília Santos, coordenadora do “instrumento de combate à exclusão social”, explica que se encontram “numa fase de muita actividade”. “Sentimos que temos uma janela aberta para poder fazer coisas e só importa que todas as pessoas possam aproveitar este ano e meio que ainda temos de projecto”.

Na área do emprego, formação e qualificação, estão em funcionamento dois grupos: um presencial, na Cooperativa de Habitação Económica Força de Todos, em Pontes, e outro on-line.

- PUB -

“É um recurso novo do território para que as pessoas se sintam apoiadas na procura de emprego. A participação é livre, as sessões são independentes e decorrem até Julho”, refere.

“A dar suporte a este eixo, um grupo de trabalho composto por várias instituições faz atendimento de primeira linha a desempregados e articula com empresas para integração profissional de pessoas que se encontrem à procura de emprego”, acrescenta.

- PUB -

Os grupos “Vamos construir soluções” fazem também parte enquanto actividade que visa “promover novas ideias de negócio a partir do diagnóstico de necessidades do território e da emergência de soluções”.

Neste sentido, surge o grupo Vozes do Sado, que tem em marcha uma “fase de captação”. “Surge para que possamos ter mais grupos a funcionar noutras áreas de interesse”, revela, sem esquecer os “Youth meetings” e as acções “Do it yourself”, realizadas nas escolas Sebastião da Gama, Lima de Freitas, Cristóvão Colombo e de Hotelaria e Turismo.

“Nelas trabalhamos temáticas sociais e de direitos humanos, sempre na lógica da promoção do empreendedorismo e da iniciativa juvenil para a mudança social e a defesa de causas numa lógica de potenciar nos jovens o espírito activista de querer participar”, adianta.

Para dia 23 está marcado um bootcamp para jovens, com o objectivo de trabalhar competências de desenvolvimento pessoal, apresentar oportunidades e formar colectivos que se entreajudem”.

“A ambição é que as famílias construam a sua agenda”

No domínio do eixo 2, o projecto tem em agenda, entre Maio e Julho, a dinamização de acções dirigidas a famílias, promovendo momentos de relação entre os elementos e providenciando “informação que as famílias precisam para ter acesso aos seus direitos e cumprir os seus deveres”, diz, dando como exemplo sessões de apoio à entrega do IRS.

Também as actividades de pausas lectivas para crianças merecem a atenção do projecto, que se encontra a trabalhar com as escolas primárias da freguesia do Sado “questões do património natural, da inter-geracionalidade, emoções e cidadania no seu geral”.

Para Lucília Santos, “pretende-se que os pais pensem em actividades que querem fazer com os filhos”. “A nossa ambição é que possam ser as famílias a construir a agenda que querem e que possamos construir em conjunto uma resposta adequada aos seus interesses e aos dos filhos”.

Pontal dos Musgos Grupo Vozes do Sado ambiciona devolver limpeza

O grupo Vozes do Sado encontra-se a preparar acções na área da protecção do ambiente. A 5 de Junho, em comemoração do Dia Mundial do Ambiente, realizará uma acção na zona do Pontal dos Musgos, em Gâmbia.

De acordo com o grupo, “foi diagnosticado que este é um sítio onde se deixa lixo de forma indiscriminada”. Por este motivo, no passeio, entre as 09 e as 12 horas, os participantes podem conhecer a flora da Gâmbia, ajudar na limpeza e fazer um almoço-piquenique partilhado.

O ponto de encontro, às 08h45, é no Clube Desportivo Cultural e Recreativo da Gâmbia, entidade parceira da actividade, a par da Junta de Freguesia de Gâmbia, Pontes e Alto da Guerra, Associação K-Evolution, Grupo Setúbal Ambiente e Cidadania, Agrupamento Vertical de Escolas Luísa Todi e Câmara Municipal de Setúbal.

- PUB -

Mais populares

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência

José Mourinho: “Dá-me prazer que as pessoas conheçam as minhas origens”

Técnico sadino em Setúbal para gravar com a Adidas e “mostrar ao mundo” a cidade onde nasceu e cresceu
- PUB -