20 Maio 2022, Sexta-feira
- PUB -
InícioSociedadeRestaurantes locais levam à mesa o melhor peixe em qualidade e diversidade

Restaurantes locais levam à mesa o melhor peixe em qualidade e diversidade

A oferta encontra-se espalhada pelas três freguesias do concelho, do Meco à Quinta do Conde

 

- PUB -

O lançamento do festival de gastronomia Sesimbra é peixe foi assinalado, este domingo, com a degustação de peixe-espada preto, carapau, cavala, sardinha e polvo, espécies dominantes em Sesimbra, dinamizada pela Docapesca, e da farinha torrada sesimbrense, apresentada pelo Pólo de Sesimbra da Escola Profissional Agostinho Roseta.

Entre os 24 restaurantes aderentes à iniciativa, localizados em vários pontos das três freguesias, estão, na Aldeia do Meco, o Onda Azul, onde será possível provar ensopado de tamboril, peixe-espada-preto e espetada de lulas, e o Tropical do Meco, com filetes de peixe-espada-preto com arroz de tomate e molho de maracujá e massa de peixes.

Em Alfarim, a oferta divide-se entre os restaurantes Alfa II, que inclui neste certame fritada de lulas com marisco, arroz de tamboril e massa de garoupa, Dom Ricardo, com cataplanas de peixe, massadas de peixe, linguado recheado, fondue e espadarte à Dom Ricardo, o restaurante Lalena, com peixe-espada-preto grelhado, espadarte de cebolada, sardinha, carapau e robalo grelhados, o O Cruzeiro, que tem no menu para o festival pratos como espadarte à casa e choco frito.

- PUB -

Na Cotovia, a pizzaria Napolitana apresenta a pizza espada preta. Na freguesia da Quinta do Conde, os espaços aderentes são o Arroz Doce, restaurante que inclui no cardápio pratos como peixe-espada-preto grelhado, chocos grelhados, dourada grelhada, robalo grelhado e massinha de peixe com gambas, o Grelha Mar, com peixe-espada-preto grelhado e espadarte frito com gambas, e o Milénio Clandestino, do qual ovas, polvo à lagareiro, carapau, chocos e peixe-espada-preto fazem parte da oferta.

Em Sesimbra, é possível provar espadarte com camarão e espetada de lulas com camarão no restaurante A Sesimbrense, arroz de polvo, cataplana de tamboril, choco frito, açorda de gambas e caldeirada pescador no Barca Delta, e caldeirada à pescador e polvo assado, batata ao sal e pimenta vermelho na Casa Mateus.

No Filipe, as especialidades são arroz de tamboril, filetes de espada com molho de moscatel com camarão flamejado e imperador grelhado no carvão; no Formiga são os filetes de peixe-espada-preto à Formiga; no restaurante O Canhão I as hipóteses variam entre polvo à lagareiro, caldeirada Sesimbra e filete peixe-espada-preto com arroz do tomate e no O Canhão II entre concha de camarão gratinado, tamboril à Canhão, massada de garoupa, caldeirada à Canhão e garoupa à Bulhão Pato.

- PUB -

O Farol, com espadarte com gambas e alcaparras, espadarte com natas na cataplana, caldeirada à pexita, arroz de tamboril com hortelã e arroz de lagosta com gambas, compõe o rol, sem esquecer O Velho e o Mar, com caldeirada, o Pintarola, com peixe-espada-preto grelhado, espadarte com natas e choco frito, e no Remo o espadarte é rei, em cataplana, com natas ou grelhado.

Na Taska Santiago, do festival gastronómico fazem parte as receitas de peixe-espada grelhado com legumes salteados, cataplana de peixe-espada-preto, batata doce e gambas e filete de peixe-espada-preto com arroz de tomate, no Tradicional O João os pratos peixe-espada-preto grelhado, raia grelhada, caldeirada com todos, mista de peixe e polvo à lagareiro, e no restaurante Virgilinda o espadarte é apresentado com molho de nozes e os filetes de peixe-espada-preto frito fazem-se acompanhar com arroz de tomate.

No que diz respeito ao concurso, onde os clientes que escolherem os pratos do festival nos restaurantes aderentes se habilitam a prémios entre os 50 e os 100 euros, participar é muito simples: por cada dez euros de compras o cliente recebe um cupão que depois de devidamente preenchido deve ser colocado num recipiente próprio, disponível nos restaurantes, Posto de Turismo, Balcões Únicos de Serviços da Quinta do Conde, Sesimbra e Balcão Único Móvel, juntas de freguesia e Centro de Apoio à Incubação de Empresas de Sesimbra (CAIES).

Os cupões serão sorteados no dia 22 de Junho, no Auditório Conde de Ferreira, em Sesimbra.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Dez dias de música em vários palcos da cidade de Setúbal com os melhores sons e vozes

O festival arranca com Pedro Abrunhosa, atravessa vários artistas e termina com Cuca Roseta

Piscina na urbanização dos Fidalguinhos está quase a sair do papel

Obra de 3,5 milhões de euros já tem projecto e concurso pode avançar ainda este ano. Futuro equipamento terá capacidade para cerca de 700...

“A Judiciária que investigue, não temos nada a esconder”

Igor Khashin e Yulia Khashina falam pela primeira vez após o inicio da polémica
- PUB -