22 Maio 2022, Domingo
- PUB -
InícioSociedadePersonagens femininas de Saramago dão tema a exposição patente na Casa da...

Personagens femininas de Saramago dão tema a exposição patente na Casa da Cultura

Acompanhadas por textos de escritoras de língua portuguesa, as peças foram concebidas por artistas plásticos portugueses

 

- PUB -

São meia dúzia as personagens femininas criadas por José Saramago que vão estar expostas, através de serigrafias e gravuras, na Casa da Cultura a partir de sábado. Acompanhadas por textos de escritoras de língua portuguesa, as peças que dão tema à mostra “Mulheres Saramaguianas” foram concebidas por artistas plásticos portugueses.

Em comunicado, a Câmara Municipal de Setúbal explica que “a cada ilustração e respectivo texto corresponde uma personagem feminina criada por José Saramago, designadamente Blimunda, Joana Carda, Gracinda Mau-Tempo, Maria Sara, a Morte e a mulher do médico”.

A iniciativa, “inserida nas comemorações do centenário de José Saramago, resulta num projecto único com um cruzamento de diferentes gerações, de sensibilidades e de territórios artísticos, o que proporciona um diferente olhar sobre o universo saramaguiano”.

- PUB -

Enquanto “José de Guimarães e Lídia Jorge interpretaram a personagem Blimunda, Miguel Januário e Dulce Maria Cardoso inspiraram-se em Gracinda Mau-Tempo e Graça Morais e Ana Luísa Amaral desenharam e escreveram sobre Joana Carda”.

Já a Ana Romãozinho e Adriana Lisboa ‘calhou’ a personagem Maria Sara, sendo que “Manuel João Vieira e Djaimilia Pereira de Almeida fizeram uma interpretação própria da Morte e Joana Villaverde e Ana Margarida Carvalho representaram a mulher do médico”.

A exposição, organizada pela edilidade sadina, em parceria com o Centro Português de Serigrafia e a Fundação José Saramago, está disponível para visitas entre sábado, 14, e o dia 28 no Espaço Ilustração da Casa da Cultura, de terça-feira a sábado, das 10 horas à meia-noite, e ao domingo, das 10 às 22 horas.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Piscina na urbanização dos Fidalguinhos está quase a sair do papel

Obra de 3,5 milhões de euros já tem projecto e concurso pode avançar ainda este ano. Futuro equipamento terá capacidade para cerca de 700...

Jovem sequestrado e violado em casa de banho da estação de comboios de Coina

Rapaz de 16 anos foi abusado por homem de 43. Violador está agora em prisão preventiva

Cidade perde rede de agentes com chegada da Transportes Metropolitanos de Lisboa

Rede com mais de uma dezena de estabelecimentos, construída pelos TST, desfeita com chegada de nova transportadora, prejudicando utilizadores mais velhos
- PUB -