27 Maio 2022, Sexta-feira
- PUB -
InícioSociedadeAmigos de quatro patas podem ser vacinados contra a raiva a partir...

Amigos de quatro patas podem ser vacinados contra a raiva a partir de 23 de Maio

Campanha anual vai estar disponível em vários locais do concelho. Acção contempla identificação electrónica dos patudos

 

- PUB -

Começa no próximo dia 23, em vários locais das cinco freguesias do concelho, a campanha anual de vacinação antirrábica, que tem como objectivo “o controlo e vigilância da raiva e de outras zoonoses em cães”.

A acção, disponível até 28 de Setembro, contempla igualmente a identificação electrónica dos amigos de quatro patas, sendo que, durante o referido período, a campanha vai decorrer “ao longo de 27 datas”, explica a Câmara de Setúbal em comunicado.

No entanto, os residentes no concelho, “independentemente do local onde vivem”, vão ainda ter a oportunidade de “comparecer com os respectivos animais de estimação no Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia do Município de Setúbal (CROAC), localizado em Poçoilos, nos dias 9 e 23 de Junho e 14 de Julho, a partir das 14h30, assim como também a 29 de Junho, pelas 09 horas”.

- PUB -

Para os meses de Outubro, Novembro e Dezembro, por sua vez, está planeado “um segundo período” para a realização da “vacinação antirrábica e marcação com transporter/registo no Sistema de Informação de Animais de Companhia”.

Disponível “nos dias 12 e 26 de Outubro, 9 e 23 de Novembro e 14 de Dezembro”, a acção é realizada “mediante a cobrança dos mesmos valores, concretamente dez euros para a vacinação antirrábica, um euro para o boletim sanitário e 2,5 euros para a identificação electrónica”.

“Neste caso, os trabalhos decorrem no CROAC e nas instalações municipais da Divisão de Higiene Urbana da Câmara Municipal de Setúbal, localizadas na Rua Camilo Castelo Branco, ao lado do Cemitério da Piedade, com marcação prévia pelo número 913 088 890 e o atendimento de um máximo de 15 animais por período de marcação”.

- PUB -

Frisa a autarquia sadina que “os detentores dos cães com mais de três meses de idade e sem vacinação antirrábica válida devem apresentá-los à vacinação nos dias da campanha, ou fazer com que sejam inoculados por médico veterinário de sua escolha”.

Em caso de “os animais presentes à campanha exibirem sintomas suspeitos de doença infecto-contagiosa com potencial zoonótico, nomeadamente leishmaniose, sarna e dermatofitoses”, os donos “serão notificados para procederem à realização de testes”.

Enquanto isso, entre os dias 30 de Maio e 28 de Novembro vai decorrer, igualmente no CROAC, “o programa municipal de identificação electrónica de gatos, feita com marcação prévia pelo telefone 913 088 890 e com uma taxa de 15,99 euros por animal identificado e de um euro pela emissão do boletim sanitário”.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Jovem de 16 anos morre colhido por touro nas Festas da Moita

Vítima foi transportada em estado crítico para o Hospital do Barreiro, mas acabou por não resistir aos ferimentos

Sonae Capital vende hotéis em Tróia

Apesar do negócio, multinacional mantém gestão do Aqualuz Tróia Mar&Rio e do The Editory By The Sea Tróia-Comporta

Bilhete de época para atrair mais vitorianos ao Bonfim em 2022/23

Sadinos avançam com medida para terem mais sócios no estádio nos jogos da Liga 3
- PUB -