16 Abril 2024, Terça-feira
- PUB -
InícioLocalAlcocheteAlcochete aprova acordo com Associação de Desenvolvimento para apoiar 150 famílias

Alcochete aprova acordo com Associação de Desenvolvimento para apoiar 150 famílias

Associação mantém responsabilidades como o diagnóstico e relatórios sociais e elaboração do contrato de inserção e execução

- PUB -

A Câmara Municipal de Alcochete aprovou a celebração de um protocolo com a Associação para a Formação Profissional e Desenvolvimento do Montijo (AFPDM) para a execução da Medida de Rendimento Social de Inserção junto de 150 famílias. Uma proposta que mereceu a unanimidade dos eleitos, na reunião pública de 13 de Abril, e que considera um financiamento de 79 798,5 euros para os meses de Abril a Dezembro de 2022.

O texto do protocolo refere que as prestações em causa estavam a ser asseguradas pelo Instituto da Segurança Social, em colaboração com a AFPDM, entidade que, no âmbito do entendimento estabelecido com o município de Alcochete, “mantém-se responsável pela elaboração do diagnóstico e relatórios sociais, da negociação e elaboração do contrato de inserção e da execução, acompanhamento e avaliação do contrato de inserção”, indica a autarquia através de nota de Imprensa.

De acordo com o Decreto-Lei n.º 55/2020, relativo à descentralização de competências, “compete à Câmara Municipal celebrar os contratos de inserção dos beneficiários do rendimento social de inserção, competência cujo exercício pode ser contratualizado com instituições particulares de solidariedade social ou equiparadas”.

- PUB -

A isto acrescenta que “a prevenção e reparação de situações de carência e desigualdade socioeconómica, de dependência, de disfunção, exclusão ou vulnerabilidade sociais, bem como a integração e promoção comunitárias das pessoas e o desenvolvimento das respectivas capacidades consubstanciam um dos objectivos fundamentais do subsistema de acção social.

Sobre a matéria de transferências, sublinha a mesma nota de Imprensa que a Lei n.º 50/2018, de 16 de Agosto, e o Decreto-Lei n.º 55/2020, de 12 de Agosto, “concretizam a transferência de competências da administração directa e indirecta do Estado no domínio da acção social, designadamente para as autarquias locais, assumidas como estrutura fundamental para a gestão de serviços públicos numa dimensão de proximidade”.

Por sua vez a Portaria n.º 65/2021, de 17 de Março, “estabelece os termos de operacionalização da transição de competências em matéria de celebração e acompanhamento dos contratos de inserção dos beneficiários do rendimento social de inserção para as câmaras municipais”.

- PUB -

Mais populares

José Mourinho: “Dá-me prazer que as pessoas conheçam as minhas origens”

Técnico sadino em Setúbal para gravar com a Adidas e “mostrar ao mundo” a cidade onde nasceu e cresceu

Lisnave distribui mais de três milhões de euros pelos trabalhadores

Prémio é justificado com resultado obtido no ano passado, descrito o "melhor desempenho de sempre"

Sistema Navegante indisponível no fim-de-semana mas transportes circulam normalmente

Falha é devido a uma “pausa temporária para actualizações com vista à simplificação e implementação de melhorias de performance”
- PUB -