23 Maio 2022, Segunda-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalCom o 25 de Abril à beira de meio século Setúbal preparou...

Com o 25 de Abril à beira de meio século Setúbal preparou programa marcante

Debates, exposições, homenagens eventos desportivos e música em vários locais do concelho recheiam as comemorações da Liberdade

- PUB -

 

As comemorações deste ano do 25 de Abril no concelho de Setúbal estão enquadradas nos 50 anos do dia da revolução pela Liberdade, que se assinala a 2024. Mas na cidade estão pensados eventos comemorativos até 2025.

“Ao querermos comemorar a passagem dos 50 anos do 25 de Abril não podíamos ficar por mais um ano de evocação, como aconteceu em tantos outros”, comenta o presidente da Câmara de Setúbal, André Martins.

- PUB -

Numa evocação ao cantautor Zeca Afonso, nome ligado a Setúbal, por adopção, o programa comemorativo foi desenhado com base no projecto “Venham Mais Vinte e Cincos”.

Entretanto, a celebração do meio século do 25 de Abril tem já definidas várias iniciativas que pretendem “promover a imagem de Setúbal no plano nacional, mobilizar a participação dos cidadãos e a difusão dos valores humanistas da Liberdade, da Democracia e da Paz”, assim afirma o programa estabelecido, por agora, para Abril e Maio.

“Venham Mais Vinte e Cincos” deverá também deixar obra para o futuro, não se limitando a ser uma compilação avulsa de eventos culturais ou desportivos, de palestras, debates ou conferências, devendo procurar criar novas dinâmicas que enriqueçam social, política e culturalmente Setúbal”, refere o presidente da Câmara Municipal na sua mensagem sobre a comemoração.

- PUB -

História e debates sobre a revolução pela Liberdade

Com iniciativas a decorrer e outras já realizadas, o arranque do projecto “Venham Mais Vinte e Cincos” aconteceu dia 16 de Março com um concerto de homenagem a Adriano Correia de Oliveira e, no mesmo dia, foi apresentado o livro “Elas estiveram nas prisões do fascismo”.

A próxima iniciativa do programa festivo está agendada para quinta-feira, 21 de Abril, com o Salão Nobre dos Paços do Concelho a receber, às 10h30, o debate “Tempo Histórico e a História do 25 De Abril”, com a participação de historiadores e moderação do jornalista Pedro Tadeu.

No mesmo dia, a Biblioteca Pública Municipal de Setúbal recebe às 18h00, a mostra de talentos “Entre Nós 5.ª Exposição de Artes Plásticas dos Trabalhadores da Câmara Municipal de Setúbal”, a qual vai estar patente até 7 de Maio.

Sempre com eventos a decorrerem, a 22 de Abril, mais uma vez no Salão Nobre dos Paços do Concelho, está marcado o encontro “Unidade Estudantil” A Luta e o Canto Coimbra, Lisboa e Setúbal, com José Afonso. A abertura dos trabalhos será feita pelo presidente André Martins, a moderação será de Francisco Rito, e participam Rogério Palma Rodrigues, presidente Queima das Fitas da Universidade de Coimbra, José André Canhoto Antunes, presidente do TEUC – Teatro Universitário de Coimbra, José Armando Carvalho, Activista de Coimbra, e Arlindo Mota, dirigente Liceal e Universitário de Lisboa.

No dia seguinte, 23 de Abril, às 15h30, na Casa da Cultura vai decorrer a apresentação do livro “Salgueiro Maia – Das Guerras em África à Revolução dos Cravos”, do historiador espanhol Moisés Cayetano Rosado, com a presença do autor e do comandante Almada Contreiras, militar de Abril e tradutor da obra. À noite, 21h00, os cantores Francisco Fanhais e João Afonso vão estar com a Banda Filarmónica Operária Grandolense no Forum Municipal Luísa Todi, numa homenagem a José Afonso.

Também nas freguesias estão marcadas actividades tanto culturais, debates como desportivas. Por exemplo, na União de Freguesias de Setúbal, a 23 e 25 de Abril realiza-se o Torneio Comemorativo do 25 de Abril, e, no Pavilhão das Manteigadas, o 47.º Aniversário do Scalipus Clube de Setúbal.

A 7 de Maio, na Escola Conde de Ferreira é inaugurado o Centro de Recursos Educativos e Culturais da freguesia.

Organizado pela Junta de Freguesia de São Sebastião, conjuntamente com o movimento associativo, a 25 de Abril no Parque Verde da Bela Vista, pelas 10h00, acontece a 15.ª Corrida da Liberdade.

Também a Junta de Freguesia do Sado tem uma agenda cheia de actividades, entre 23 e 30 de Abril. Destaque para a manhã de 24 de Abril com o Torneio-Convívio de Futebol Inter-colectividades, no Campo Municipal Júlio Tavares.

Várias actividades vão também decorrer com organização da Junta de Freguesia da Gâmbia-Pontes – Alto da Guerra, assim como na freguesia de Azeitão, com destaque para dia 25 com a inauguração, às 17h00, da Ciclovia que liga Vendas a Vila Fresca de Azeitão.

Carlão em palco na Praça do Bocage

Na noite de 24 de Abril, Carlão vai estar em palco na Praça do Bocage, às 21h30. Na mesma noite vai intervir o presidente a Câmara de Setúbal, André Martins. Haverá desfile com Dixit Band até à Doca dos Pescadores, fogo-de-artifício e, a entrar na madrugada de 25 de Abril, vão ouvir-se DJ Monchique e DJ Varatojo.

Às 9h00 de 25 de Abril, nos Paços do Concelho será hasteada a bandeira e tocado o Hino Nacional pela Banda de Música da Sociedade Musical Capricho Setubalense. Meia-hora depois, realiza-se a Homenagem aos Anti-fascitas, no Monumento à Resistência na Avenida Luísa Todi, com deposição de flores acompanhada também pela Banda de Música da Sociedade Musical Capricho Setubalense.

A sessão solene do 25 de Abril da Assembleia Municipal de Setúbal decorre às 10h00 no Fórum Municipal Luísa Todi, onde será homenageado o cantor e autor Adriano Correia de Oliveira, com participação do Coro Feminino TuttiEncantus.

Pelas 11h00 acontece a Festa de Abril, no Jardim Grito dos Pescadores, com actividades de animação, ateliers para crianças e momentos musicais. À mesma hora o Jardim do Bairro Afonso Costa recebe uma demonstração de Taekwondo, e, pelas 11h30, na Praça do Bocage vai ouvir-se o concerto da Banda Capricho Setubalense.

Pelas 21h00, no Mercado Mensal de Azeitão, tocam os HMB. Numa noite que irá terminar com fogo-de-artifício, vão intervir a presidente da Junta de Freguesia de Azeitão, Sónia Paulo, e o presidente André Martins.

As comemorações vão continuar nos dias seguintes, estando já em agenda, para 6 de Maio – em local e data a anunciar – a exposição fotográfica sobre o enterro de José Afonso, pelo fotógrafo Eduardo Diz.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Piscina na urbanização dos Fidalguinhos está quase a sair do papel

Obra de 3,5 milhões de euros já tem projecto e concurso pode avançar ainda este ano. Futuro equipamento terá capacidade para cerca de 700...

Cidade perde rede de agentes com chegada da Transportes Metropolitanos de Lisboa

Rede com mais de uma dezena de estabelecimentos, construída pelos TST, desfeita com chegada de nova transportadora, prejudicando utilizadores mais velhos

Jovem sequestrado e violado em casa de banho da estação de comboios de Coina

Rapaz de 16 anos foi abusado por homem de 43. Violador está agora em prisão preventiva
- PUB -