25 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalPadre José João Aires Lobato convoca cristãos para celebrarem a Páscoa em...

Padre José João Aires Lobato convoca cristãos para celebrarem a Páscoa em amor e alegria

Sem esquecer emoções nem a dor e carências dos que, “mais perto ou mais longe de nós, são nossos irmãos”

- PUB -

Em véspera de Sexta-feira Santa, 15 de Abril, seguida do Domingo de Páscoa, o administrador Diocesano de Setúbal, Padre José João Aires Lobato, deixou como mensagem aos católicos que celebrem na ressurreição de Jesus Cristo, “a vida, o amor, a alegria”.

“Celebraremos a Páscoa com Cristo morto, mas ressuscitado; vítima de atrocidades, mas obediente ao Amor misericordioso do Pai que a todos quer salvar”.

O Padre José João Aires Lobato refere as “crises económicas, pandemia, guerra, com as dificuldades, os sofrimentos e as mortes que têm gerado”, e lembra o “apelo muito sugestivo para o tempo presente”, deixado por S. João Paulo II, ao iniciar o novo século e novo milénio. “Sigamos em frente, com esperança! Diante da Igreja abre-se um novo milénio como um vasto oceano onde aventurar-se com a ajuda de Cristo”.

- PUB -

Aponta ainda que a celebração da Páscoa “não [pode ser feita] na superficialidade das emoções, nem na insensibilidade às dores e carências dos que, mais perto ou mais longe de nós, são nossos irmãos”.

Por fim, aponta que a Diocese de Setúbal, na Páscoa de 2022, está a viver a chamada “sede vacante”, uma vez que está sem Bispo, depois da saída de D. José Ornelas, também presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, ter sido ordenado pelo Papa Francisco para dirigir a Diocese de Leiria-Fátima, substituindo o cardeal D. António Marto.

“Trata-se de uma situação prevista no direito da Igreja e necessária em certas circunstâncias, mas não desejável sobretudo se for prolongada”. E diz ainda: Apesar desta contrariedade, não deixámos de ser Igreja convocada, unida e reunida na comunhão com a Santíssima Trindade”.

- PUB -

Evocando a oração, o Padre José João Aires Lobato refere que enquanto se “aguarda a chegada de um novo Bispo”, neste tempo sinodal, os fiéis continuam “convocados pelo Santo Padre e pelo anterior Bispo [de Setúbal]”.

E nestas orações: “Pretendemos confiar a Deus a escolha do nosso novo Bispo e, para nós, pedimos ao Espírito Santo os dons da esperança, da alegria e da disponibilidade para acolhermos filialmente o nosso novo Bispo e com ele continuarmos a trabalhar para a unidade e a missão desta Igreja que peregrina em terras de Setúbal”.

 

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -