19 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalAlcocheteAutarcas de Alcochete aprovam 19 300 euros de apoio às actividades de...

Autarcas de Alcochete aprovam 19 300 euros de apoio às actividades de três colectividades

As Festas de São Francisco estão de volta e a Confraternização Camponesa vai receber um apoio directo de 15 mil euros

- PUB -

Os eleitos à Câmara Municipal de Alcochete aprovaram um total de 19 300 euros em contratos programa de apoio às actividades de três associações do concelho. Um apoio financeiro, além da parte logística, que não se verificava desde 2019, uma vez que, devido à pandemia, não se realizavam no município nem convívios alargados nem festas tradicionais.

Estes compromissos entre a autarquia e o movimento associativo para o desenvolvimento do plano de actividades de cada colectividade ou associação, no que foi aprovado na reunião de Câmara de 30 de Março, considerou a Comissão de Reformados, Pensionistas e Idosos da Freguesia de Alcochete para realizar um passeio de confraternização à Costa Vicentina e um outro a Fátima, e ainda para um almoço de convívio e também um de Natal.

A Comissão de Reformados vai receber em matéria financeira 1 800 euros, além de apoio logístico da parte da autarquia.

- PUB -

Contemplada foi também a Sociedade Recreativa de São Francisco, com um contrato programa de 2 500 euros como ajuda à celebração do aniversário, que aconteceu a 1 de Março. Considera ainda a realização de bailes de Verão organizados pela colectividade, e a manutenção de equipamentos e da sede social.

A maior fatia financeira dos contratos programa agora aprovados, vai para a Associação das Tradicionais Festas de Confraternização Camponesa de São Francisco.

A Festa de São Francisco, uma tradição no concelho que se perde no tempo e que há dois anos não se realizava devido ao índice de contaminação pelo vírus covid-19, que grassava, e ainda se mantém, pelo País.

- PUB -

“Não podemos esquecer que acabámos de registar no concelho 303 novos casos”, lembrou o presidente da Câmara Municipal, Fernando Pinto durante a reunião pública.

Esse ano a festa está assim de volta, entre 2 e 5 de Junho, mas com todas as “medidas de prevenção” vigentes na altura, vincou o autarca.

Em apoio financeiro, os eleitos à Câmara Municipal (maioria absoluta PS e oposição CDU) aprovaram a verba directa à associação de 15 mil euros, sendo que a vereadora Maria de Fátima Soares, vice-presidente da Câmara de Alcochete, contabiliza ainda quase 4 600 de euros em apoio logístico a estas festas, assumidos pelo trabalho da autarquia. Um custo segundo previsão relativa às últimas Festas de São Francisco.

- PUB -

Mais populares

José Mourinho: “Dá-me prazer que as pessoas conheçam as minhas origens”

Técnico sadino em Setúbal para gravar com a Adidas e “mostrar ao mundo” a cidade onde nasceu e cresceu

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Barco naufragado em Tróia tinha boia de amarração no Porto de Setúbal

Jornal Observador adiantou que barco, intitulado “Lingrinhas”, estava “registado na Polónia e não recebia ‘vistorias’ das autoridades portuguesas”
- PUB -