22 Maio 2022, Domingo
- PUB -
InícioSociedadeEquinox Quartet em concerto no auditório Manuel Cabanas

Equinox Quartet em concerto no auditório Manuel Cabanas

Actuação vai trazer música de intervenção e de protesto ao espaço municipal

 

- PUB -

O auditório Manuel Cabanas, na Biblioteca do Barreiro, vai ser palco na tarde do próximo dia 10, pelas 16h00, do concerto “48 anos de sombras, 48 de luz”, pelo Equinox Quartet.

A iniciativa cultural, promovida pela autarquia barreirense, lembra que no último dia 22, a democracia portuguesa superou num só dia, os mesmos anos de tempo de vida da ditadura, dando o mote para o início das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril.

“Com o seu poder na construção de um imaginário comum, no desenvolvimento de referências que promovem uma identidade social partilhada e de carácter agregador, a cultura, e muito em particular a música, desempenhou um papel assinalável na consolidação de uma sociedade democrática em Portugal”, recorda o município.

- PUB -

Foi perante “a ameaça de fractura, entre classes e tendências políticas, que surgiu um período revolucionário, os factores de coesão do tecido social, nos quais se inclui a produção cultural de um país que pode contribuir para ultrapassar de forma transversal o radicalismo e o entrincheiramento, desviando o fervilhar ideológico de uma postura faccionada e direccionando-o no sentido do debate democrático pela construção do bem comum”.

A música de intervenção e de protesto, com o papel que se lhe conhece durante o período ditatorial na inspiração de uma larga camada da população, através da beleza dessa forma de contestação, desperta e alimenta sensibilidades, manifestando-se como a sua banda sonora. Constitui-se ainda como uma “ponte para o período pós-revolucionário” e enquanto “fonte sempre renovável desse imaginário comum”.

Em cada audição, remete-nos para o atordoamento do quotidiano e da rotina, para elevar a esperança e celebrar as conquistas de Abril, perante os desafios que surgem, na vontade de continuar a lutar por um futuro “cada vez mais justo, igualitário e democrático”.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Piscina na urbanização dos Fidalguinhos está quase a sair do papel

Obra de 3,5 milhões de euros já tem projecto e concurso pode avançar ainda este ano. Futuro equipamento terá capacidade para cerca de 700...

Jovem sequestrado e violado em casa de banho da estação de comboios de Coina

Rapaz de 16 anos foi abusado por homem de 43. Violador está agora em prisão preventiva

Cidade perde rede de agentes com chegada da Transportes Metropolitanos de Lisboa

Rede com mais de uma dezena de estabelecimentos, construída pelos TST, desfeita com chegada de nova transportadora, prejudicando utilizadores mais velhos
- PUB -