22 Maio 2022, Domingo
- PUB -
InícioSociedadeCinco dias de saberes e sabores enaltecem a multiculturalidade que escolheu o...

Cinco dias de saberes e sabores enaltecem a multiculturalidade que escolheu o Seixal

Encontro Intercultural está de volta ao Pavilhão do Alto do Moinho com o tema da “Igualdade de Género e Inclusão para as Pessoas com Deficiência”

 

- PUB -

O Encontro Intercultural Saberes e Sabores, este ano na 13.ª edição, está de volta ao Pavilhão Municipal do Alto do Moinho, e tem como tema a “Igualdade de Género e Inclusão para as Pessoas com Deficiência”. Começa hoje, quarta-feira, e vai até 03 de Abril.

A iniciativa organizada pela Câmara do Seixal e Junta de Freguesia de Corroios, a par do Centro Cultural e Recreativo do Alto do Moinho, celebra a multiculturalidade pela Paz e, este ano, conta com o apoio do movimento associativo imigrante e cultural local, da Rede Social do Seixal e do Movimento Municípios pela Paz.

A abertura oficial está marcada para 01 de Abril, com um desfile intercultural de rua e o início da feira. Vão ser cinco dias com o Pavilhão Municipal do Alto do Moinho a ser palco da diversidade cultural e, ao mesmo tempo, promover o movimento associativo imigrante local.

- PUB -

O certame vai incluir uma mostra de artesanato e gastronomia, em que vão estar presentes os sabores de Angola, Cabo Verde, Moçambique, México e também a cozinha Lusa. O programa inclui ainda espectáculos interculturais de dança, música, desporto, com torneios de corfebol e de boccia, exposições temáticas e debates.

Na edição deste ano, a 02 e 03 de Abril decorre a iniciativa Diversidade Anima, para promover artistas das comunidades migrantes do Seixal, através de uma Mostra de Talentos Multiculturais. Trata-se de uma actividade realizada em colaboração com as associações de imigrantes locais.

“Este é também um evento de causas. Os visitantes, ao beberem um café com aroma solidário, estão a apoiar a APCAS – Associação de Paralisia Cerebral Almada-Seixal”, refere a autarquia que, em nota de Imprensa, cita o presidente da Câmara do Seixal, Joaquim Santos: “O Encontro Intercultural Saberes e Sabores é um espaço de valorização da interculturalidade e da construção da Paz e amizade entre os povos, exemplo que o concelho do Seixal dá para o mundo”.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Piscina na urbanização dos Fidalguinhos está quase a sair do papel

Obra de 3,5 milhões de euros já tem projecto e concurso pode avançar ainda este ano. Futuro equipamento terá capacidade para cerca de 700...

Jovem sequestrado e violado em casa de banho da estação de comboios de Coina

Rapaz de 16 anos foi abusado por homem de 43. Violador está agora em prisão preventiva

Cidade perde rede de agentes com chegada da Transportes Metropolitanos de Lisboa

Rede com mais de uma dezena de estabelecimentos, construída pelos TST, desfeita com chegada de nova transportadora, prejudicando utilizadores mais velhos
- PUB -