25 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioSociedadeCinco dias de saberes e sabores enaltecem a multiculturalidade que escolheu o...

Cinco dias de saberes e sabores enaltecem a multiculturalidade que escolheu o Seixal

Encontro Intercultural está de volta ao Pavilhão do Alto do Moinho com o tema da “Igualdade de Género e Inclusão para as Pessoas com Deficiência”

 

- PUB -

O Encontro Intercultural Saberes e Sabores, este ano na 13.ª edição, está de volta ao Pavilhão Municipal do Alto do Moinho, e tem como tema a “Igualdade de Género e Inclusão para as Pessoas com Deficiência”. Começa hoje, quarta-feira, e vai até 03 de Abril.

A iniciativa organizada pela Câmara do Seixal e Junta de Freguesia de Corroios, a par do Centro Cultural e Recreativo do Alto do Moinho, celebra a multiculturalidade pela Paz e, este ano, conta com o apoio do movimento associativo imigrante e cultural local, da Rede Social do Seixal e do Movimento Municípios pela Paz.

A abertura oficial está marcada para 01 de Abril, com um desfile intercultural de rua e o início da feira. Vão ser cinco dias com o Pavilhão Municipal do Alto do Moinho a ser palco da diversidade cultural e, ao mesmo tempo, promover o movimento associativo imigrante local.

- PUB -

O certame vai incluir uma mostra de artesanato e gastronomia, em que vão estar presentes os sabores de Angola, Cabo Verde, Moçambique, México e também a cozinha Lusa. O programa inclui ainda espectáculos interculturais de dança, música, desporto, com torneios de corfebol e de boccia, exposições temáticas e debates.

Na edição deste ano, a 02 e 03 de Abril decorre a iniciativa Diversidade Anima, para promover artistas das comunidades migrantes do Seixal, através de uma Mostra de Talentos Multiculturais. Trata-se de uma actividade realizada em colaboração com as associações de imigrantes locais.

“Este é também um evento de causas. Os visitantes, ao beberem um café com aroma solidário, estão a apoiar a APCAS – Associação de Paralisia Cerebral Almada-Seixal”, refere a autarquia que, em nota de Imprensa, cita o presidente da Câmara do Seixal, Joaquim Santos: “O Encontro Intercultural Saberes e Sabores é um espaço de valorização da interculturalidade e da construção da Paz e amizade entre os povos, exemplo que o concelho do Seixal dá para o mundo”.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -