7 Outubro 2022, Sexta-feira
- PUB -
InícioSociedadeTerritório sadino escolhido para integrar programa de aplicação de soluções turísticas inovadoras

Território sadino escolhido para integrar programa de aplicação de soluções turísticas inovadoras

Projecto “Smart Tourism Destinations” pretende promover o desenvolvimento de um turismo mais sustentável e acessível

 

- PUB -

“Após a avaliação de cinco centenas de candidaturas”, a cidade de Setúbal foi uma das 50 seleccionadas pela Comissão Europeia para integrar “um programa de capacitação para implementação de soluções digitais inovadoras, com vista ao desenvolvimento de um turismo mais sustentável e acessível”.

A cidade do rio azul foi escolhida “após apresentar uma candidatura “Call for EU destination managers” em 2021, cujos principais critérios de selecção incidiram na localização, redes e eixos de transporte, no património, equipamentos e atracções turísticas, no desenvolvimento de iniciativas sustentáveis no âmbito do turismo e, ainda, na inclusão e acessibilidade e na política e visão estratégica para o destino”.

Em comunicado, a Câmara de Setúbal explica que no projecto “Smart Tourism Destinations” [Destinos turísticos inteligentes], “de promoção do acesso a produtos e serviços turísticos através da inovação digital”, “o património cultural e criativo assume-se como recursos fundamentais para melhorar a experiência turística”.

- PUB -

O programa da Comissão Europeia foca-se “sobretudo na forma como as cidades finalistas, como é o caso de Setúbal, irão trabalhar os dados relacionados com o sector do turismo, envolvendo um vasto conjunto de intervenientes, que vão desde decisores públicos, passando pelo sector privado e, inclusive, pelas universidades”.

Além disso, a iniciativa europeia pretende que sejam adoptadas “novas tecnologias para uma melhor gestão de dados”, assim como possibilita a “promoção da sustentabilidade com um turismo inteligente, responsável e sustentável, avaliação e resolução de desafios com o desenvolvimento de soluções e novas abordagens e, finalmente, o aumento da colaboração entre os diferentes destinos turísticos”.

“Esta promoção do diálogo entre os “destinos inteligentes” visa aprofundar a gestão e reutilização dos dados para facilitar a partilha de boas práticas e, assim, contribuir para a implementação de uma base de conhecimento orientadora do futuro das políticas estratégicas de turismo urbano”.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Colisão contra portagens na A2 em Coina causa vítima mortal

Viatura bateu contra os pórticos das portagens e acabou por se incendiar

Primeira pedra de construção de empreendimento à beira-rio lançada no município do Barreiro

Novo espaço habitacional pretende atrair famílias locais e jovens a um preço razoável   O lançamento da primeira pedra de construção do novo empreendimento que vai nascer...

Acidente de trabalho com um reboque faz um morto e um ferido

Vitimas estavam a trabalhar debaixo da estrutura que lhes caiu em cima
- PUB -