19 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalAutocarro partiu de Setúbal em direcção à Polónia com ajuda humanitária para...

Autocarro partiu de Setúbal em direcção à Polónia com ajuda humanitária para as crianças ucranianas

No regresso, o autocarro vai trazer um grupo de 49 refugiados da guerra na Ucrânia

 

- PUB -

Um autocarro com 800 quilos de bens de primeira necessidade e outros produtos, partiu de Setúbal rumo à Polónia com ajuda humanitária às crianças ucranianas. Esta carga foi conseguida através da recolha de donativos da população por via da organização espontânea de um grupo de cidadãos de Setúbal e do Pinhal Novo, Palmela.

Os preparativos finais para esta operação e partida do autocarro, de madrugada, realizaram-se nas instalações do campo de râguebi, em Setúbal, na passada quarta-feira, onde esteve presente o presidente da Câmara de Setúbal, André Martins, o vereador Pedro Pina e o presidente da União das Freguesias de Setúbal, Rui Canas.

Com a autarquia a apoiar esta acção humanitária, o presidente da Câmara agradeceu ao grupo de voluntários pela “solidariedade e apoio para com aqueles que mais precisam”.

- PUB -

Afirmando-se como “defensor da paz e contra todas as formas de guerra”, André Martins expressou que não faz qualquer sentido num “momento evolutivo da Humanidade, existir esta guerra e tantas outras que persistem no mundo, seja qual for o motivo que as originou”.

O apoio humanitário, com destino à fronteira com a Ucrânia, foi promovido por cidadãos relacionados com o Agrupamento de Escolas José Maria dos Santos e do Colégio Crescer no Campo, ambos do Pinhal Novo, e com a Academia de Rugby Club de Setúbal.

No regresso, o autocarro deverá trazer 49 refugiados da guerra na Ucrânia, sendo que o processo de acolhimento “está a ser acompanhado de forma próxima pelas entidades competentes em Portugal, nomeadamente o Alto Comissariado para as Migrações e o SEF, com as quais a Câmara Municipal de Setúbal está a desenvolver os contactos necessários para assegurar a integração”, refere a autarquia.

- PUB -

“Dentro da realidade das suas competências, a Câmara Municipal está a ajudar de todas as formas que tem ao seu alcance”, garantiu André Martins.

A autarquia tem em funcionamento a LIMAR – Linha de Apoio Municipal aos Refugiados, a qual presta todo o tipo de auxílio a pessoas vítimas de conflitos com origem em diferentes partes do globo.

No caso concreto da guerra na Ucrânia, a LIMAR já abriu este mês 38 processos de apoio em contexto de atendimento directo, o que representa o auxílio a mais de uma centena de pessoas.

A mesma linha municipal também já recebeu oito dezenas de contactos, por telefone e correio electrónico, para prestar informações e articular o encaminhamento de doações de apoio às vítimas do conflito em território ucraniano.

- PUB -

Mais populares

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

José Mourinho: “Dá-me prazer que as pessoas conheçam as minhas origens”

Técnico sadino em Setúbal para gravar com a Adidas e “mostrar ao mundo” a cidade onde nasceu e cresceu

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência
- PUB -