25 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioSociedadePublireportagem: EAD recicla mais de 735 toneladas de papel de arquivo em...

Publireportagem: EAD recicla mais de 735 toneladas de papel de arquivo em 2021

Num ano, empresa de Palmela aumentou reciclagem em 11%

 

- PUB -

A EAD – Empresa de Arquivo de Documentação, sediada em Palmela, terminou o ano de 2021 com mais de 735 toneladas de papel recicladas, num aumento de 11% face a 2020, revelou a empresa.

De acordo com a mesma fonte, o aumento do papel reciclado, dos 662 238 quilos em 2020 para os 735 753 quilos em 2021, justifica-se pela maior procura do serviço de Reciclagem Segura de Arquivo de Documentação, nomeadamente por parte de organizações dos sectores da banca, seguros e de laboratórios de análises clínicas (devido à pandemia).

De salientar, ainda, o acréscimo no número de clientes, de menor dimensão, preocupados com o tratamento dado ao resíduo de papel no final da sua vida útil.

- PUB -

O processo, explica Paulo Veiga, CEO e fundador da EAD, “pode ser feito através de DocBox, contentores metálicos com fechadura, compostos por materiais resistentes à propagação do fogo, que são, posteriormente, recolhidos pela EAD, sendo o papel destruído por trituração com nível de segurança 4, que equivale ao tratamento de dados considerados altamente sensíveis da Norma DIN 66399, o modelo standard europeu para a segurança na destruição de todos os tipos de suporte de dados”.

A destruição segura por trituração mecânica de documentação, de acordo com a DIN 66399, permite, pormenoriza, “salvaguardar potenciais situações de risco no processo de eliminação de dados confidenciais das organizações, assegurando que toda a informação é correctamente destruída, em conformidade com o novo Regulamento Geral de Protecção de Dados”.

A destruição incorrecta de dados, acrescenta, “pode causar danos sérios e graves à reputação de uma empresa e as organizações têm cada vez mais consciência disso. Assegurar a confidencialidade neste processo de destruição permite uma melhor gestão dos dados e garante que as actividades core não são comprometidas por fugas de informação”.

- PUB -

Caso se trate de um pedido de reciclagem pontual, a equipa da EAD recolhe o papel a ser destruído, emitindo no final o respectivo auto de eliminação. Além do papel, a EAD também procedeu à reciclagem de 5 430 quilos de cartão, 456 quilos de plástico e 855 quilos e metais.

Foram, ainda, reciclados, 552 quilos de material informático, 330 quilos de CD, DVD e disquetes e 70 quilos de equipamentos de ar condicionado. Ao todo, a EAD reciclou, em 2021, 743,4 toneladas de resíduos.

Sustentabilidade Gestão preocupada com poupança de recursos

Além da reciclagem segura de arquivo e documentação, a EAD mantém no seu dia-a-dia políticas que promovem a redução da sua pegada ambiental.

Composta por doze viaturas, a frota da EAD inclui sistema de GPS que visa, além da segurança da informação e localização dos veículos, monitorizar consumos e limites de velocidade, bem como a rentabilização de rotas.

Foram instalados detectores de presença em áreas com ocupação temporária, como em casas de banho e entradas de edifícios, bem como torneiras de pressão com redutores do caudal. E todos os meses é feito o controlo no consumo de energia eléctrica.

Sempre que haja desvios é analisada a causa e são feitas propostas de melhoria ou de correcção da situação. A iluminação existente foi substituída por lâmpadas LED. Além disso, todos os colaboradores recebem formação para uma maior consciencialização para a importância da redução dos consumos de água e de energia, desligando as luzes, os computadores e os monitores sempre que não sejam utilizados.

Desde 2015 que a empresa colocou um sistema de freecooling na sala de Data Center, que permite o aproveitamento do ar frio da rua, injectando-o no interior da sala, para que o equipamento de ar condicionado esteja desligado mais tempo.

No sentido de reduzir o consumo de água da rede, a EAD instalou, em 2015, um reservatório de 42 mil litros para o aproveitamento da água da chuva por forma a ajudar na rega do jardim.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -