24 Fevereiro 2024, Sábado
- PUB -
InícioSociedadePublireportagem: EAD recicla mais de 735 toneladas de papel de arquivo em...

Publireportagem: EAD recicla mais de 735 toneladas de papel de arquivo em 2021

Num ano, empresa de Palmela aumentou reciclagem em 11%

 

- PUB -

A EAD – Empresa de Arquivo de Documentação, sediada em Palmela, terminou o ano de 2021 com mais de 735 toneladas de papel recicladas, num aumento de 11% face a 2020, revelou a empresa.

De acordo com a mesma fonte, o aumento do papel reciclado, dos 662 238 quilos em 2020 para os 735 753 quilos em 2021, justifica-se pela maior procura do serviço de Reciclagem Segura de Arquivo de Documentação, nomeadamente por parte de organizações dos sectores da banca, seguros e de laboratórios de análises clínicas (devido à pandemia).

De salientar, ainda, o acréscimo no número de clientes, de menor dimensão, preocupados com o tratamento dado ao resíduo de papel no final da sua vida útil.

- PUB -

O processo, explica Paulo Veiga, CEO e fundador da EAD, “pode ser feito através de DocBox, contentores metálicos com fechadura, compostos por materiais resistentes à propagação do fogo, que são, posteriormente, recolhidos pela EAD, sendo o papel destruído por trituração com nível de segurança 4, que equivale ao tratamento de dados considerados altamente sensíveis da Norma DIN 66399, o modelo standard europeu para a segurança na destruição de todos os tipos de suporte de dados”.

A destruição segura por trituração mecânica de documentação, de acordo com a DIN 66399, permite, pormenoriza, “salvaguardar potenciais situações de risco no processo de eliminação de dados confidenciais das organizações, assegurando que toda a informação é correctamente destruída, em conformidade com o novo Regulamento Geral de Protecção de Dados”.

A destruição incorrecta de dados, acrescenta, “pode causar danos sérios e graves à reputação de uma empresa e as organizações têm cada vez mais consciência disso. Assegurar a confidencialidade neste processo de destruição permite uma melhor gestão dos dados e garante que as actividades core não são comprometidas por fugas de informação”.

- PUB -

Caso se trate de um pedido de reciclagem pontual, a equipa da EAD recolhe o papel a ser destruído, emitindo no final o respectivo auto de eliminação. Além do papel, a EAD também procedeu à reciclagem de 5 430 quilos de cartão, 456 quilos de plástico e 855 quilos e metais.

Foram, ainda, reciclados, 552 quilos de material informático, 330 quilos de CD, DVD e disquetes e 70 quilos de equipamentos de ar condicionado. Ao todo, a EAD reciclou, em 2021, 743,4 toneladas de resíduos.

Sustentabilidade Gestão preocupada com poupança de recursos

Além da reciclagem segura de arquivo e documentação, a EAD mantém no seu dia-a-dia políticas que promovem a redução da sua pegada ambiental.

Composta por doze viaturas, a frota da EAD inclui sistema de GPS que visa, além da segurança da informação e localização dos veículos, monitorizar consumos e limites de velocidade, bem como a rentabilização de rotas.

Foram instalados detectores de presença em áreas com ocupação temporária, como em casas de banho e entradas de edifícios, bem como torneiras de pressão com redutores do caudal. E todos os meses é feito o controlo no consumo de energia eléctrica.

Sempre que haja desvios é analisada a causa e são feitas propostas de melhoria ou de correcção da situação. A iluminação existente foi substituída por lâmpadas LED. Além disso, todos os colaboradores recebem formação para uma maior consciencialização para a importância da redução dos consumos de água e de energia, desligando as luzes, os computadores e os monitores sempre que não sejam utilizados.

Desde 2015 que a empresa colocou um sistema de freecooling na sala de Data Center, que permite o aproveitamento do ar frio da rua, injectando-o no interior da sala, para que o equipamento de ar condicionado esteja desligado mais tempo.

No sentido de reduzir o consumo de água da rede, a EAD instalou, em 2015, um reservatório de 42 mil litros para o aproveitamento da água da chuva por forma a ajudar na rega do jardim.

- PUB -

Mais populares

Menino de sete anos morre após ser baleado em Setúbal

Neto e avó foram atingidos a tiro de caçadeira no Bairro da Bela Vista. Disparo veio de carro em andamento. Alvo seria o pai da criança

Criança baleada em Setúbal hospitalizada em estado crítico [actualizada]

Menino de 7 anos e avó foram atingidos por um tiro de caçadeira disparado de um carro em movimento

Imagens mostram momentos após menino e avó serem baleados no Bairro da Bela Vista (vídeo)

Homem é visto a empunhar uma caçadeira correndo em várias direcções até que entra numa viatura que sai depois do local
- PUB -