27 Maio 2022, Sexta-feira
- PUB -
InícioSociedadeSão Domingos apresenta livro dos 100 anos em tarde de convívio que...

São Domingos apresenta livro dos 100 anos em tarde de convívio que mostra dinamismo do clube

Obra de 300 páginas ajuda a contar história do bairro e não só, como “um espelho da cidade”

 

- PUB -

O São Domingos Futebol Clube, de Setúbal, apresentou, no sábado, o livro do centenário numa cerimónia que deixou patente o actual momento de grande dinamismo que o clube vive, com a presença de muitas dezenas de pessoas e dos autarcas da Câmara Municipal e das freguesias da cidade.

O presidente da Câmara de Setúbal, que considerou o livro como um “precioso contributo para a nossa história colectiva”, classificou o São Domingos como um “grande clube” no que diz respeito ao impacto que tem na comunidade, à longevidade e ao dinamismo com que tem desenvolvido a actividade associativa.

This slideshow requires JavaScript.

- PUB -

André Martins destacou o papel das associações e clubes para a vida democrática afirmando que “o espirito da liberdade vive nestas colectividades” desde ainda antes do 25 de Abril. O autarca aproveitou para convidar o clube, presidido por Miguel Aleixo, a integrar a Comissão Promotora das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, que o município de Setúbal está a promover e que vão decorrer até 2025.

Ainda antes do presidente da câmara, já o presidente da Junta de Freguesia de São Sebastião tinha referido a importância do clube, no passado e no presente. Nuno Costa sublinha que o São Domingos ajuda a “requalificar e a dar vida” ao jardim, onde está instalada a sede do clube, e ao bairro em geral.

O presidente da junta e elogia o lançamento do livro dos 100 anos do clube, porque a preservação da memória colectiva é uma “responsabilidade de quem está à frente das instituições”, e considera, por isso, que a autarquia tem a “obrigação” de apoiar este género de iniciativas das colectividades.

- PUB -

Para Nuno Costa, com esta forma de comemorar o centenário, o São Domingo “escreve a ouro mais uma página da história do clube”.

Estiveram presentes também o vereador da Cultura e Desporto, Pedro Pina, e o presidente da União das Freguesias de Setúbal, Rui Canas.

No prefácio do livro, José Mourinho escreve que o São Domingo é “um clube no coração dos setubalenses” e refere que a instituição tem actualmente 600 sócios. O livro, com capa dura e paginação e acabamento de qualidade, foi impresso com o apoio das três autarquias e de três dezenas de empresas, entre as quais a Casa Ermelinda Freitas, Delta Cafés, Remax Grupo Lounge, Mb-Ópticas e Secil.

Exemplo “Um trabalho de investigação muito sério”

O livro, intitulado “um bairro, um clube: 100 anos de história”, que conta com prefácio de José Mourinho, é, segundo o historiador local Diogo Ferreira, que fez a apresentação da obra, um complemento e um “exemplo” para a historiografia local. Está à venda por 15 euros.

Nas cerca de 300 páginas, são apresentadas as figuras que fizeram a história do clube, fundado em Março de 1921, e factos que ajudam a perceber o passado do Bairro de S. Domingo e da cidade. “Da leitura do livro percebe-se que é impossível dissociar o clube da história da cidade, como se o clube fosse um espelho da cidade”, disse Diogo Ferreira.

O historiador classificou a obra como “um trabalho de investigação muito sério, com metodologia científica rigorosa” que “vem preencher, com mais um tijolo, o edifício gigantesco da história de Setúbal”.

Os autores são dois investigadores apaixonados pela história do desporto; Eupremio Scarpa, italiano que vive em Portugal desde 2001, e o jovem setubalense João Santana da Silva, de 37 anos, que está a concluir o doutoramento em História na Universidade de Lisboa.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Jovem de 16 anos morre colhido por touro nas Festas da Moita

Vítima foi transportada em estado crítico para o Hospital do Barreiro, mas acabou por não resistir aos ferimentos

Sonae Capital vende hotéis em Tróia

Apesar do negócio, multinacional mantém gestão do Aqualuz Tróia Mar&Rio e do The Editory By The Sea Tróia-Comporta

Bilhete de época para atrair mais vitorianos ao Bonfim em 2022/23

Sadinos avançam com medida para terem mais sócios no estádio nos jogos da Liga 3
- PUB -