17 Maio 2022, Terça-feira
- PUB -
InícioSociedadeMunicípio de Setúbal tenciona expandir Hortas Urbanas e criar Parque de Experimentação...

Município de Setúbal tenciona expandir Hortas Urbanas e criar Parque de Experimentação Agro-Ecológica

Projectos no sector agro-alimentar desenvolvidos com Direcção Regional de Agricultura e Pescas de Lisboa e Vale do Tejo

 

- PUB -

A Câmara Municipal de Setúbal, enquanto membro da Rede Metropolitana de Parques Agroalimentares (RMPA), tem em vista o desenvolvimento de “um conjunto de projectos no sector agro-alimentar, como a expansão da Rede de Hortas Urbanas e a implementação de um Parque de Experimentação Agro-Ecológica”.

Em comunicado, a autarquia explica que as iniciativas, a colocar em prática com o apoio da Direcção Regional de Agricultura e Pescas de Lisboa e Vale do Tejo, têm como objectivo “potenciar e valorizar este património natural”, estando igualmente previstos programas “de valorização da dieta mediterrânica e dos circuitos curtos alimentares”.

Foi na Quinta da Várzea, em Setúbal, que a RMPA, “que visa a implementação de projectos que garantam a transição alimentar na região”, se reuniu no dia 25 de Fevereiro para “definir o plano de acção para 2022”.

- PUB -

O encontro incluiu uma visita guiada, “orientada por uma engenheira agrónoma, que deu a conhecer as diversas actividades agrícolas praticadas no espaço, a cargo da Unidade de Regime Aberto do Estabelecimento Prisional de Setúbal, onde os reclusos se dedicam à exploração agrícola numa área com pomares, hortas e pecuária”.

Constituído por duas dezenas de instituições, a rede “tem como meta assegurar que, em 2030, 15% do aprovisionamento alimentar da Área Metropolitana de Lisboa se baseie em modos de produção sustentáveis, redes de distribuição de baixo carbono e circuitos alimentares de proximidade que cumpram os critérios de inclusão e segurança alimentar”.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Igor Khashin e Yulia Khashina: “O nosso trabalho de 20 anos foi destruído num dia”

Casal russo que está no centro da polémica com o acolhimento de refugiados ucranianos em Setúbal responde a todas as perguntas

“A Judiciária que investigue, não temos nada a esconder”

Igor Khashin e Yulia Khashina falam pela primeira vez após o inicio da polémica

Matias Damásio a abrir com The Gift pelo meio e Dulce Pontes a fechar as Festas de São Pedro

Calendário das três actuações está definido. Depois de dois anos de interregno, a tradição volta a ser o que era
- PUB -