1 Março 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioSociedadeMunicípio de Setúbal tenciona expandir Hortas Urbanas e criar Parque de Experimentação...

Município de Setúbal tenciona expandir Hortas Urbanas e criar Parque de Experimentação Agro-Ecológica

Projectos no sector agro-alimentar desenvolvidos com Direcção Regional de Agricultura e Pescas de Lisboa e Vale do Tejo

 

- PUB -

A Câmara Municipal de Setúbal, enquanto membro da Rede Metropolitana de Parques Agroalimentares (RMPA), tem em vista o desenvolvimento de “um conjunto de projectos no sector agro-alimentar, como a expansão da Rede de Hortas Urbanas e a implementação de um Parque de Experimentação Agro-Ecológica”.

Em comunicado, a autarquia explica que as iniciativas, a colocar em prática com o apoio da Direcção Regional de Agricultura e Pescas de Lisboa e Vale do Tejo, têm como objectivo “potenciar e valorizar este património natural”, estando igualmente previstos programas “de valorização da dieta mediterrânica e dos circuitos curtos alimentares”.

Foi na Quinta da Várzea, em Setúbal, que a RMPA, “que visa a implementação de projectos que garantam a transição alimentar na região”, se reuniu no dia 25 de Fevereiro para “definir o plano de acção para 2022”.

- PUB -

O encontro incluiu uma visita guiada, “orientada por uma engenheira agrónoma, que deu a conhecer as diversas actividades agrícolas praticadas no espaço, a cargo da Unidade de Regime Aberto do Estabelecimento Prisional de Setúbal, onde os reclusos se dedicam à exploração agrícola numa área com pomares, hortas e pecuária”.

Constituído por duas dezenas de instituições, a rede “tem como meta assegurar que, em 2030, 15% do aprovisionamento alimentar da Área Metropolitana de Lisboa se baseie em modos de produção sustentáveis, redes de distribuição de baixo carbono e circuitos alimentares de proximidade que cumpram os critérios de inclusão e segurança alimentar”.

- PUB -

Mais populares

Homem encontrado morto em casa no centro de Setúbal [Actualizada]

Cadáver de José, de 66 anos, foi transportado para a morgue do Hospital de São Bernardo para realizar autópsia

PJ investiga cadáver encontrado no interior de uma viatura em Setúbal

Populares alertaram as autoridades pelas 22h30. Homem, de 57 anos, terá morrido por causas naturais

Pedro Catarino já é goleador-mor dos sadinos na 1.ª Divisão da AF Setúbal

Com cinco golos no Vitória B, avançado do plantel principal volta a ser decisivo
- PUB -