20 Maio 2022, Sexta-feira
- PUB -
InícioSociedadeGisela João canta “AuRora” esta sexta-feira no Fórum Cultural de Alcochete

Gisela João canta “AuRora” esta sexta-feira no Fórum Cultural de Alcochete

O mais recente álbum da cantora, editado na Primavera de 2021, revela também os seus dotes como letrista

 

- PUB -

Gisela João, uma voz distinta e inconfundível da música portuguesa, está esta sexta-feira, às 21h30, no palco do Fórum Cultural de Alcochete, onde vai apresentar, no concelho, o seu mais recente trabalho discográfico “AuRora”, que é também o seu registo mais pessoal e intimista.

A fadista, de 38 anos, oriunda de Barcelos, tem sido um dos nomes mais marcantes da última década, na música portuguesa, ao inserir no mundo do fado uma muito peculiar modernidade. Começou a ser notada nos circuitos lisboetas do fado e, em 2011, antes de gravar qualquer disco em nome próprio, é convidada para integrar o leque de luxo de nomes participantes no disco “Fados & Canções do Alvim”, do lendário guitarrista Fernando Alvim.

A estreia a solo e com nome próprio, “Gisela João”, ocorreria dois anos mais tarde, com um enorme sucesso, quer de vendas – na segunda semana já estava no 1.º lugar do Top de Vendas em Portugal -, quer junto da critica. Foi considerado Disco do Ano pelo Expresso, Público e Blitz, e vence o Prémio Revelação Amália.

- PUB -

O sucesso da estreia prolongar-se-ia até 2015, ano em que esgota os Coliseus de Lisboa e Porto, e efectua longa tournée pela Europa (França, Inglaterra, Bélgica, Espanha, Suíça, Eslovénia, Alemanha) e Estados Unidos.

Ainda nesse ano, Gisela João fez um importante concerto no Teatro Municipal São Luiz, onde abordou e homenageou nomes maiores do mundo da musica, do ultimo século, nomeadamente Serge Gainsbourg, Bryan Ferry, Nick Cave, Ella Fitzgerald, Amy Winehouse, Leonard Cohen, entre outros.

No final de 2016, edita o álbum “Nua”, o junta temas clássicos e contemporâneos e inclui “O Senhor Extraterrestre”, tema popularizado por Amália Rodrigues. Foi o disco que confirmou todo o caminho e o sucesso iniciado pelo disco de estreia.

- PUB -

Na Primavera de 2021, surge “AuRora”, o terceiro álbum que teve como aperitivo “Louca”, um tema de uma intensidade dramática, que Gisela João “vive” de forma tão brilhante, quanto arrepiante. “AuRora”, gravado em Lisboa e Barcelona, assume-se como o trabalho mais pessoal de Gisela João, no qual assume o papel de autora e compositora, mas ainda assim, partilhando a autoria de letras com nomes como Capicua, João Monje, Jorge Cruz, António Zambujo ou Maro, entre outros.

Sobre Gisela João, Miguel Esteves Cardoso disse: “Amália Rodrigues foi a grande fadista do século XX. (…) Sei e sinto, com a mesma força, que Gisela João é a grande fadista do século XXI.”

Os bilhetes estão disponíveis no Fórum Cultural de Alcochete, Posto de Turismo de Alcochete, Ticketline e postos Ticketline aderentes: 18 euros, preço normal, 10 euros para menores de 18 anos, e a 9 euros para os lugares com visibilidade reduzida. Descontos com o Cartão Amigo do Fórum e Cartão Jovem Municipal.

Opinião Musical

Comentários

- PUB -

Mais populares

Piscina na urbanização dos Fidalguinhos está quase a sair do papel

Obra de 3,5 milhões de euros já tem projecto e concurso pode avançar ainda este ano. Futuro equipamento terá capacidade para cerca de 700...

Dez dias de música em vários palcos da cidade de Setúbal com os melhores sons e vozes

O festival arranca com Pedro Abrunhosa, atravessa vários artistas e termina com Cuca Roseta

Jovem sequestrado e violado em casa de banho da estação de comboios de Coina

Rapaz de 16 anos foi abusado por homem de 43. Violador está agora em prisão preventiva
- PUB -