27 Maio 2022, Sexta-feira
- PUB -
InícioSociedadeLitoral EmCena leva 68 sessões de teatro a Sines e Santiago do...

Litoral EmCena leva 68 sessões de teatro a Sines e Santiago do Cacém

Promovida pela associação AJAGATO, iniciativa vai contar com a participação de 11 companhias de teatro, nacionais e estrangeiras

 

- PUB -

Doze espectáculos de teatro, distribuídos por 68 sessões, compõem o programa deste ano do projecto Litoral EmCena que, a partir desta quarta-feira, vai decorrer nos concelhos de Sines e Santiago do Cacém.

Promovido pela associação AJAGATO, em parceria com as câmaras de Santiago do Cacém e de Sines, o Litoral EmCena, que se realiza pelo segundo ano consecutivo, vai contar com a participação de 11 companhias de teatro, nacionais e estrangeiras.

A edição deste ano do festival, que se estende até ao próximo mês de Dezembro, tem “programação reforçada”, com um total de 68 sessões de teatro, “o dobro” do que estava inicialmente programado, segundo a organização.

- PUB -

“Na candidatura inicial ao Programa Operacional Alentejo 2020, a organização propôs-se realizar 34 sessões de teatro em cada ano”, lembrou ontem à agência Lusa o director artístico da AJAGATO, Mário Primo.

No primeiro ano do projecto, em 2021, apesar da pandemia de covid-19, “foi possível fazer 44” sessões, estando planeadas, em 2022, “68 sessões de teatro”, adiantou o responsável.

Em termos culturais, este reforço significa “uma tentativa” de “recuperar as dinâmicas do público” de Santo André e “contaminar Santiago do Cacém e Sines com esse interesse” pelo “teatro de arte” e da “narrativa artística”, destacou.

- PUB -

Através do projecto Litoral EmCena, a organização quer apresentar “propostas regulares” de teatro que permitam contribuir “para a atractividade turística” deste território. “Queremos também atrair as atenções mais gerais” para que se olhe para esta região “como um centro de criação, promoção e reflexão do fenómeno teatral”, assumiu.

Além das cidades de Vila Nova de Santo André, Santiago do Cacém e Sines, os espectáculos vão chegar às localidades de Cercal do Alentejo, Ermidas-Sado, Alvalade, Sonega, Abela, São Domingos, Roncão, São Francisco da Serra, São Bartolomeu da Serra e Vale de Água (Santiago do Cacém) e Porto Covo (Sines).

De acordo com os promotores, em comunicado, a partir de quarta-feira, o grupo de teatro ‘da casa’, o GATO SA, vai levar o espectáculo “Malteses” a várias localidades dos dois municípios, num total de 13 sessões “dirigidas para as escolas do 2.º ciclo e para o público em geral”.

O espectáculo “O Elogio da Loucura”, da companhia de teatro A Barraca, encenado por Hélder Costa e Maria do Céu Guerra, marca o arranque oficial da “programação em sala”, de 17 a 19 deste mês, nos palcos principais de Sines, Vila Nova de Santo André e Santiago do Cacém.

Este ano, os promotores endereçaram o convite a três companhias espanholas: PANPÁN, Baldo Ruiz & Paloma Calderon e a Tantonteria Teatro.

A companhia PANPÁN é a primeira a trazer ao Litoral EmCena, entre 07 e 09 de Abril, o espectáculo “El Amo”, uma produção que explora “diferentes linguagens teatrais” e “usa a técnica da máscara”, revelou a organização.

O Teatro Animação de Setúbal, a Ajidanha, o Teatro Só, a Companhia da Esquina, Circolando e a ESTE são outros dos colectivos que vão apresentar espectáculos no Litoral EmCena.

“É uma programação extensa, intensa e de qualidade que inclui ainda duas exposições de fotografia e uma ‘masterclass’ de longa duração, entre Julho e Dezembro, com Lionel Ménard, e que termina com a apresentação do espectáculo final” do Litoral EmCena, concluiu Mário Primo.

O Litoral EmCena é um projecto intermunicipal promovido pela AJAGATO, em parceria estratégica com as câmaras de Santiago do Cacém e de Sines, com cofinanciamento do programa operacional regional Alentejo 2020.

HYN 

Comentários

- PUB -

Mais populares

Jovem de 16 anos morre colhido por touro nas Festas da Moita

Vítima foi transportada em estado crítico para o Hospital do Barreiro, mas acabou por não resistir aos ferimentos

Sonae Capital vende hotéis em Tróia

Apesar do negócio, multinacional mantém gestão do Aqualuz Tróia Mar&Rio e do The Editory By The Sea Tróia-Comporta

Bilhete de época para atrair mais vitorianos ao Bonfim em 2022/23

Sadinos avançam com medida para terem mais sócios no estádio nos jogos da Liga 3
- PUB -