3 Outubro 2022, Segunda-feira
- PUB -
InícioSociedadeSetúbal assinala Dia Mundial das Doenças Raras com duas rotundas iluminadas

Setúbal assinala Dia Mundial das Doenças Raras com duas rotundas iluminadas

Rotundas dos golfinhos e dos peixes têm iluminação cor-de-rosa, verde e azul até 5 de Março

 

- PUB -

A cidade de Setúbal associa-se às comemorações do Dia Mundial das Doenças Raras, assinalado a 28 de Fevereiro, com duas rotundas iluminadas.

As rotundas dos golfinhos, nas imediações do Centro Comercial Alegro, e dos peixes, situada entre as avenidas 22 de Dezembro e Mariano Carvalho, pintam-se, entre os dias 28 de Fevereiro e 5 de Março, de tons de cor-de-rosa, verde e azul, cores que traduzem o simbolismo associado à data.

A iniciativa, que tem como principal objectivo aumentar a consciência sobre as doenças raras e melhorar o acesso ao tratamento e à assistência médica, contempla um conjunto de acções, a nível nacional.

- PUB -

É organizada pela RD-Portugal – União das Associações das Doenças Raras, que apela aos portugueses para que na tarde de 28, pelas 18h00, iluminem também as suas casas com uma destas três cores e partilhem o apoio a esta campanha nas redes sociais da associação promotora.

Em Portugal, estima-se que existam entre 600 a 800 mil pessoas portadoras destas doenças. A RD-Portugal nasce pela necessidade de criar uma única estrutura agregadora de várias associações de doentes com doenças raras e dedicar atenção à pessoa com doença rara, aos seus cuidadores e familiares com vista à sua qualidade de vida, sem esquecer a perseguição de cura.

Em Maio de 2021, realizou a escritura, “formalizando e coroando o trabalho que a comissão instaladora tinha vindo a dinamizar desde Novembro de 2018 e trazendo esperança aos doentes raros”.

- PUB -

No que diz respeito à data mais concretamente, foi criada pela Eurordis – Rare Diseases Europe, em 2008, e comemora-se anualmente no último dia do mês de Fevereiro em mais de 80 países.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Transportes em Setúbal: “Isto não está mau. Está péssimo!”

Reuniões com a população expõem drama de grandes dimensões contado em testemunhos trágico-cómicos

Alsa Todi não verá mais um cêntimo de Palmela se não cumprir o contrato

Município está indisponível para continuar a financiar o sistema e reclama à TML a aplicação de penalidades à operadora

Acidente de trabalho com um reboque faz um morto e um ferido

Vitimas estavam a trabalhar debaixo da estrutura que lhes caiu em cima
- PUB -