22 Maio 2022, Domingo
- PUB -
InícioSociedadeSetúbal assinala Dia Mundial das Doenças Raras com duas rotundas iluminadas

Setúbal assinala Dia Mundial das Doenças Raras com duas rotundas iluminadas

Rotundas dos golfinhos e dos peixes têm iluminação cor-de-rosa, verde e azul até 5 de Março

 

- PUB -

A cidade de Setúbal associa-se às comemorações do Dia Mundial das Doenças Raras, assinalado a 28 de Fevereiro, com duas rotundas iluminadas.

As rotundas dos golfinhos, nas imediações do Centro Comercial Alegro, e dos peixes, situada entre as avenidas 22 de Dezembro e Mariano Carvalho, pintam-se, entre os dias 28 de Fevereiro e 5 de Março, de tons de cor-de-rosa, verde e azul, cores que traduzem o simbolismo associado à data.

A iniciativa, que tem como principal objectivo aumentar a consciência sobre as doenças raras e melhorar o acesso ao tratamento e à assistência médica, contempla um conjunto de acções, a nível nacional.

- PUB -

É organizada pela RD-Portugal – União das Associações das Doenças Raras, que apela aos portugueses para que na tarde de 28, pelas 18h00, iluminem também as suas casas com uma destas três cores e partilhem o apoio a esta campanha nas redes sociais da associação promotora.

Em Portugal, estima-se que existam entre 600 a 800 mil pessoas portadoras destas doenças. A RD-Portugal nasce pela necessidade de criar uma única estrutura agregadora de várias associações de doentes com doenças raras e dedicar atenção à pessoa com doença rara, aos seus cuidadores e familiares com vista à sua qualidade de vida, sem esquecer a perseguição de cura.

Em Maio de 2021, realizou a escritura, “formalizando e coroando o trabalho que a comissão instaladora tinha vindo a dinamizar desde Novembro de 2018 e trazendo esperança aos doentes raros”.

- PUB -

No que diz respeito à data mais concretamente, foi criada pela Eurordis – Rare Diseases Europe, em 2008, e comemora-se anualmente no último dia do mês de Fevereiro em mais de 80 países.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Piscina na urbanização dos Fidalguinhos está quase a sair do papel

Obra de 3,5 milhões de euros já tem projecto e concurso pode avançar ainda este ano. Futuro equipamento terá capacidade para cerca de 700...

Jovem sequestrado e violado em casa de banho da estação de comboios de Coina

Rapaz de 16 anos foi abusado por homem de 43. Violador está agora em prisão preventiva

Cidade perde rede de agentes com chegada da Transportes Metropolitanos de Lisboa

Rede com mais de uma dezena de estabelecimentos, construída pelos TST, desfeita com chegada de nova transportadora, prejudicando utilizadores mais velhos
- PUB -