Rotundas dos golfinhos e dos peixes têm iluminação cor-de-rosa, verde e azul até 5 de Março
A cidade de Setúbal associa-se às comemorações do Dia Mundial das Doenças Raras, assinalado a 28 de Fevereiro, com duas rotundas iluminadas.
As rotundas dos golfinhos, nas imediações do Centro Comercial Alegro, e dos peixes, situada entre as avenidas 22 de Dezembro e Mariano Carvalho, pintam-se, entre os dias 28 de Fevereiro e 5 de Março, de tons de cor-de-rosa, verde e azul, cores que traduzem o simbolismo associado à data.
A iniciativa, que tem como principal objectivo aumentar a consciência sobre as doenças raras e melhorar o acesso ao tratamento e à assistência médica, contempla um conjunto de acções, a nível nacional.
É organizada pela RD-Portugal – União das Associações das Doenças Raras, que apela aos portugueses para que na tarde de 28, pelas 18h00, iluminem também as suas casas com uma destas três cores e partilhem o apoio a esta campanha nas redes sociais da associação promotora.
Em Portugal, estima-se que existam entre 600 a 800 mil pessoas portadoras destas doenças. A RD-Portugal nasce pela necessidade de criar uma única estrutura agregadora de várias associações de doentes com doenças raras e dedicar atenção à pessoa com doença rara, aos seus cuidadores e familiares com vista à sua qualidade de vida, sem esquecer a perseguição de cura.
Em Maio de 2021, realizou a escritura, “formalizando e coroando o trabalho que a comissão instaladora tinha vindo a dinamizar desde Novembro de 2018 e trazendo esperança aos doentes raros”.
No que diz respeito à data mais concretamente, foi criada pela Eurordis – Rare Diseases Europe, em 2008, e comemora-se anualmente no último dia do mês de Fevereiro em mais de 80 países.