20 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioSociedadeCiclo de debates sobre saúde em Corroios envolve população e especialistas

Ciclo de debates sobre saúde em Corroios envolve população e especialistas

Junta de Freguesia promove ciclo de debates sobre saúde. A nível do concelho estão já agendados vários webinars para aumentar a literacia nesta área

 

- PUB -

Numa perspectiva de levar informações sobre questões de saúde mais perto da população, com o objectivo de aumentar a literacia sobre como viver mais saudável e como agir em caso de doença, a Junta de Freguesia de Corroios incluiu no Plano de Actividades para 2022 o ciclo de participação “Conversas sobre Saúde”.

A próximo está marcada para 8 de Março, Dia Internacional da Mulher. Para esta data, entre a junta de freguesia e a farmácia Bento Lino, em Corroios, parceira destas conversas, foi decidiu abordar o tema dedicado à “Actividade sexual da mulher após a menopausa”.

Está marcado para as 18h45, no auditório José Queluz. Indica o presidente da junta de freguesia, Hugo Constantino, que este ciclo faz parte de uma política de “proximidade” com a população, sendo que vão ser debatidos vários temas sobre saúde, “sempre na primeira semana de cada mês”.

- PUB -

O último decorreu a 8 de Fevereiro, e teve a participação do cardiologista António Pedro Machado e da farmacêutica especialista Catarina Dias; esteve em conversa a hipertensão arterial, diagnóstico e monitorização da doença.

Entretanto, com o município do Seixal a coordenar, desde 2002, a Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis, a qual visa implementação e desenvolvimento do projecto Cidades Saudáveis nos municípios que assumem a promoção da saúde como uma prioridade da agenda dos decisores políticos, vão acontecer vários webinars relacionados com o concelho e integrados no ciclo “Conversas com a Saúde”.

Ao longo do ano, e com a participação de especialistas, parceiros e da comunidade em geral, vão ser debatidos vários projectos municipais que “visam a promoção da saúde”, sublinha a autarquia. Assente no Quadro de Referência da Governação Local para a Saúde, este ciclo pretende ser um contributo “promotor da saúde e de comunidades mais saudáveis”.

- PUB -

E através das entidades parceiras, dar enfoque “aos diversos intervenientes, experiências e opções adoptadas, promovendo a partilha de boas práticas desenvolvidas no concelho”.

Explica a autarquia que o ciclo “Conversas com a Saúde” “está directamente relacionado com os 6 Pilares da VII Fase da Rede Europeia de Cidades Saudáveis da Organização Mundial da Saúde: Investir nas pessoas que compõem as nossas cidades; Conceber lugares urbanos que melhorem a saúde e o bem-estar; Promover a participação e parcerias para a saúde e bem-estar; Melhorar a prosperidade das comunidades e o acesso a bens e serviços comuns; Promover a paz e a segurança através de sociedades inclusivas; Proteger o planeta da degradação nomeadamente através da produção e do consumo sustentáveis”.

Debates em agenda

Os webinars, que decorrerão entre Fevereiro e Novembro de 2022, contarão com a participação de variados peritos e profissionais, e incluirão um período para debate e colocação de perguntas pelos participantes.

O ciclo culminará num relatório de sistematização das principais conclusões e respectiva avaliação. Já a 24 de Fevereiro, das 15h00 às 17h00, o tema é a Reflexão sobre a covid-19 no município do Seixal.

Em cima da mesa vão estar questões que envolvem as pessoas, o combate à pandemia, como reagir aos impactes da mesma e que lições tirar para o futuro. A 24 de Março, há mesma hora, como serão todos os webinars deste ciclo, mais uma vez no âmbito da reflexão sobre a covid-19 no Município do Seixal, vai ser abordado o caso da vacinação e das escolas.

A 7 de Abril será apontada a literacia em saúde e estilos de vida saudáveis, a 9 de Junho o tema é nascer e crescer saudável no concelho do Seixal. Depois de um período considerado de férias de Verão, os webinars voltam a 29 de Setembro para debater a saúde mental e bem-estar em tempos de pandemia.

O último está agendado para 10 de Novembro e é dedicado à prosperidade e paz – bairros saudáveis.

- PUB -

Mais populares

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência

José Mourinho: “Dá-me prazer que as pessoas conheçam as minhas origens”

Técnico sadino em Setúbal para gravar com a Adidas e “mostrar ao mundo” a cidade onde nasceu e cresceu
- PUB -