27 Maio 2022, Sexta-feira
- PUB -
InícioSociedadeEscola de Hotelaria e Turismo de Setúbal com formações gratuitas a partir...

Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal com formações gratuitas a partir de Março

Acções formativas centradas sobretudo em sustentabilidade e acção digital vão ser ministradas em formato presencial e on-line

 

- PUB -

Os profissionais do sector do turismo e empresarial do concelho de Setúbal vão ter a oportunidade de aceder a um programa de acções formativas, gratuitas, já a partir do próximo mês de Março.

O projecto, intitulado “Formação + Próxima”, é desenvolvido a nível nacional pelo Turismo de Portugal, tendo sido apresentado na Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal na passada quinta-feira.

“Este foi um programa pensado especificamente para dar resposta à necessidade de formação e fazê-la presencialmente, junto da comunidade”, explicou Helena Lucas, directora da escola situada no antigo Quartel do 11.

- PUB -

Em seguida, sublinhou que se trata “de uma formação que envolve muito as autarquias, que são os agentes que estão realmente mais próximos da comunidade”. “Conseguem também fazer-nos chegar as necessidades de toda a comunidade”, acrescentou.

Na sua intervenção, a responsável divulgou que foi já constituído um plano e calendarização para o concelho sadino, pelo que estão a ser, neste momento, ultimados os planos para Alcácer do Sal e Sesimbra, autarquias que, a par da setubalense, mostraram interesse imediato no programa.

Além dos municípios, a responsável espera igualmente que os agentes ligados ao turismo e hotelaria façam parte do processo, tendo apelado aos presentes a sua participação. “Depois no contacto estreito que vamos tendo convosco, vocês também nos podem vir a indicar algumas necessidades que não estejam no plano de formação”.

- PUB -

Já Sérgio Mateus, director do Departamento de Comunicação, Relações Internacionais e Turismo da Câmara de Setúbal, em representação do presidente do município, André Martins, reafirmou a importância do projecto, e a forma como a autarquia olha para o sector do Turismo.

“O município tem sido um parceiro desde o primeiro momento e assim continuaremos, porque a visão que temos para Setúbal é a de criar as condições, estímulos e instrumentos para que a economia local, no sector do Turismo, possa fazer mais e melhor, contribuindo para um turismo qualificado na região”, garantiu.

Além disso, revelou que “o município considera que este é o momento crucial [período mais controlado da pandemia] para relançar o destino Setúbal e, sobretudo, qualificar o tecido económico local no sector do turismo”.

As formações, centradas sobretudo nas temáticas da sustentabilidade e acção digital, vão ser ministradas em formato presencial na Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal e também on-line, através da plataforma Academia Digital do Turismo de Portugal.

O Turismo de Portugal pretende com o referido projecto desenvolver programas de formação “com vista à capacitação na ‘arte da hospitalidade’, através do desenvolvimento de conteúdos formativos nas áreas das soft e hard skills”.

Estipulou a entidade que as formações devem ser de curta duração, sendo a grande maioria gratuita. “Estamos a falar de formações que estão entre as 6 e as 20 horas”, revelou Paulo Pires, responsável pelo programa na Escola de Hotelaria e Turismo sadina.

A contar com Setúbal, estão abrangidas no programa, até ao momento, 308 autarquias, tendo sido estabelecido como objectivo a formação de 75 mil pessoas até ao ano de 2026.

O município de Setúbal aderiu em Novembro do ano passado ao programa do Turismo de Portugal “Formação + Próxima”, desenvolvido nas doze escolas de hotelaria existentes em Portugal, o qual é projectado para um horizonte temporal de três anos e enquadrado no plano nacional “Reactivar o Turismo | Construir o Futuro”, do Ministério da Economia e Transição Digital.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Jovem de 16 anos morre colhido por touro nas Festas da Moita

Vítima foi transportada em estado crítico para o Hospital do Barreiro, mas acabou por não resistir aos ferimentos

Sonae Capital vende hotéis em Tróia

Apesar do negócio, multinacional mantém gestão do Aqualuz Tróia Mar&Rio e do The Editory By The Sea Tróia-Comporta

Bilhete de época para atrair mais vitorianos ao Bonfim em 2022/23

Sadinos avançam com medida para terem mais sócios no estádio nos jogos da Liga 3
- PUB -