8 Fevereiro 2023, Quarta-feira
- PUB -
InícioSociedadeEscola de Hotelaria e Turismo de Setúbal com formações gratuitas a partir...

Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal com formações gratuitas a partir de Março

Acções formativas centradas sobretudo em sustentabilidade e acção digital vão ser ministradas em formato presencial e on-line

 

- PUB -

Os profissionais do sector do turismo e empresarial do concelho de Setúbal vão ter a oportunidade de aceder a um programa de acções formativas, gratuitas, já a partir do próximo mês de Março.

O projecto, intitulado “Formação + Próxima”, é desenvolvido a nível nacional pelo Turismo de Portugal, tendo sido apresentado na Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal na passada quinta-feira.

“Este foi um programa pensado especificamente para dar resposta à necessidade de formação e fazê-la presencialmente, junto da comunidade”, explicou Helena Lucas, directora da escola situada no antigo Quartel do 11.

- PUB -

Em seguida, sublinhou que se trata “de uma formação que envolve muito as autarquias, que são os agentes que estão realmente mais próximos da comunidade”. “Conseguem também fazer-nos chegar as necessidades de toda a comunidade”, acrescentou.

Na sua intervenção, a responsável divulgou que foi já constituído um plano e calendarização para o concelho sadino, pelo que estão a ser, neste momento, ultimados os planos para Alcácer do Sal e Sesimbra, autarquias que, a par da setubalense, mostraram interesse imediato no programa.

Além dos municípios, a responsável espera igualmente que os agentes ligados ao turismo e hotelaria façam parte do processo, tendo apelado aos presentes a sua participação. “Depois no contacto estreito que vamos tendo convosco, vocês também nos podem vir a indicar algumas necessidades que não estejam no plano de formação”.

- PUB -

Já Sérgio Mateus, director do Departamento de Comunicação, Relações Internacionais e Turismo da Câmara de Setúbal, em representação do presidente do município, André Martins, reafirmou a importância do projecto, e a forma como a autarquia olha para o sector do Turismo.

“O município tem sido um parceiro desde o primeiro momento e assim continuaremos, porque a visão que temos para Setúbal é a de criar as condições, estímulos e instrumentos para que a economia local, no sector do Turismo, possa fazer mais e melhor, contribuindo para um turismo qualificado na região”, garantiu.

Além disso, revelou que “o município considera que este é o momento crucial [período mais controlado da pandemia] para relançar o destino Setúbal e, sobretudo, qualificar o tecido económico local no sector do turismo”.

As formações, centradas sobretudo nas temáticas da sustentabilidade e acção digital, vão ser ministradas em formato presencial na Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal e também on-line, através da plataforma Academia Digital do Turismo de Portugal.

O Turismo de Portugal pretende com o referido projecto desenvolver programas de formação “com vista à capacitação na ‘arte da hospitalidade’, através do desenvolvimento de conteúdos formativos nas áreas das soft e hard skills”.

Estipulou a entidade que as formações devem ser de curta duração, sendo a grande maioria gratuita. “Estamos a falar de formações que estão entre as 6 e as 20 horas”, revelou Paulo Pires, responsável pelo programa na Escola de Hotelaria e Turismo sadina.

A contar com Setúbal, estão abrangidas no programa, até ao momento, 308 autarquias, tendo sido estabelecido como objectivo a formação de 75 mil pessoas até ao ano de 2026.

O município de Setúbal aderiu em Novembro do ano passado ao programa do Turismo de Portugal “Formação + Próxima”, desenvolvido nas doze escolas de hotelaria existentes em Portugal, o qual é projectado para um horizonte temporal de três anos e enquadrado no plano nacional “Reactivar o Turismo | Construir o Futuro”, do Ministério da Economia e Transição Digital.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Novo 10 de portas fechadas após polémica que envolve dívida de 700 mil euros

Empresário apresentou proposta ‘promissora’, que acabou por deixar proprietário do espaço de mãos a abanar

Estação de combustível da Repsol assaltada esta tarde em Setúbal

Indivíduo fugiu com o dinheiro da caixa. Ameaçou os funcionários com uma faca. Já são três os assaltos registados nos últimos quatro dias

“Vou tentar por todos os meios que me paguem aquilo que devem”

Restaurante Novo 10 fechado devido a uma dívida de 700 mil euros, funcionários sem ordenados e situação em tribunal sem fim à vista
- PUB -