23 Maio 2022, Segunda-feira
- PUB -
InícioSociedadeSovena instala 1 600 painéis fotovoltaicos em unidade fabril situada no Barreiro

Sovena instala 1 600 painéis fotovoltaicos em unidade fabril situada no Barreiro

Projecto estará pronto durante o segundo trimestre do corrente ano

 

- PUB -

O Grupo Sovena anunciou esta terça-feira que vai avançar com a instalação de painéis fotovoltaicos na sua unidade fabril situada no Barreiro, num investimento que representa a aposta da empresa na descarbonização, de modo a contribuir para que o sector “caminhe em direcção aos compromissos globais da neutralidade carbónica”, revelou.

Na fábrica estabelecida no território barreirense, serão instalados 1 600 destes painéis para produção de energia eléctrica nests unidade, numa área aproximada de seis mil metros quadrados, nas coberturas dos edifícios, com uma potência instalada de 864 kW, dando assim continuidade ao investimento da Sovena na transição energética.

De acordo com a empresa, com uma produção de 1,3 GWh/ano, o projecto “deverá ficar concluído no segundo trimestre deste ano e representa mais de 15% do consumo total da fábrica, que permitirá reduzir 265 toneladas anuais de CO2”.

- PUB -

Para Jorge de Melo, CEO da Sovena, trata-se de um posicionamento integrado que tem como meta “reduzir a pegada ecológica da nossa actividade, através da eficiência na utilização de recursos naturais, da transição energética e da redução de emissões de gases com efeito de estufa, promovendo a circularidade dos nossos subprodutos e embalagens”, adianta.

Com um consumo actual de 100% de energia verde nas suas operações em Portugal, a empresa pretende agora dar “um passo em frente com a produção de energia própria”, sendo que a primeira experiência realizada neste âmbito ocorreu nas instalações situadas em Brenes, na vizinha Espanha, encontrando-se em pleno funcionamento.

Em comunicado, a empresa afirma ter em análise um projecto semelhante para a fábrica de Plasência e para os dois lagares que possui naquele país.

- PUB -

Refira-se que também nas suas herdades do universo Nutrifarms, foram já instalados painéis fotovoltaicos em duas propriedades, estando a mesma operação prevista para mais cinco herdades até final de 2022.

Além de Portugal, a Sovena tem como objectivo tornar-se 100% verde no consumo da sua energia em 2023, tanto em Espanha, como no Brasil e nos Estados Unidos da América.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Piscina na urbanização dos Fidalguinhos está quase a sair do papel

Obra de 3,5 milhões de euros já tem projecto e concurso pode avançar ainda este ano. Futuro equipamento terá capacidade para cerca de 700...

Cidade perde rede de agentes com chegada da Transportes Metropolitanos de Lisboa

Rede com mais de uma dezena de estabelecimentos, construída pelos TST, desfeita com chegada de nova transportadora, prejudicando utilizadores mais velhos

Jovem sequestrado e violado em casa de banho da estação de comboios de Coina

Rapaz de 16 anos foi abusado por homem de 43. Violador está agora em prisão preventiva
- PUB -