29 Março 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioSociedadeMunicípio de Setúbal enaltece resiliência e trabalho de três instituições culturais em...

Município de Setúbal enaltece resiliência e trabalho de três instituições culturais em mês de aniversário

Aprovadas saudações ao Grupo de Danças e Cantares do Faralhão, Centro Francisco Rodrigues Lobo e Espelho Mágico – GATEM

 

- PUB -

A “resiliência” do Grupo de Danças e Cantares do Faralhão, o “trabalho em prol do associativismo popular” do Centro Francisco Rodrigues Lobo e “o dinamismo artístico” da companhia Espelho Mágico – GATEM foram enaltecidos pelo executivo municipal, em três saudações aprovadas na reunião de câmara da passada quarta-feira.

Apresentada pela gestão CDU “a propósito da passagem, a 14 de Fevereiro, de mais um aniversário”, a saudação referente ao Centro de Cultura e Recreio Francisco Rodrigues Lobo relembra que a instituição “nasceu pela dinâmica de alguns moradores do Bairro [General Humberto Delgado], que manifestaram junto da Câmara o desejo de adquirirem no local instalações próprias onde pudessem desenvolver as actividades”.

Fruto desse empenho, “foi-lhes cedido um espaço habitacional, onde instalaram a sede, e um outro aberto, contíguo, que transformaram em campo desportivo”, recordou em livro de memórias publicado em 2008 o antigo presidente do município, Francisco Lobo, falecido a 27 de Novembro de 2021.

- PUB -

Para agradecer a decisão camarária, os moradores comunicaram ao então presidente que tencionavam dar o seu nome à colectividade, que celebrou na passada segunda-feira 45 anos de existência.

O documento aprovado destaca igualmente o associativismo popular como “expressão e exercício de liberdade e exemplo de vida democrática, escola de vida colectiva, cooperação, solidariedade, generosidade, independência de humanismo e cidadania”.

Também o 27.º aniversário da companhia setubalense Espelho Mágico – GATEM foi assinalado em saudação, apresentada pela bancada socialista. Fundada em 1995, a cooperativa cultural destaca-se pela “vida de resiliência, de enorme actividade e de muitas produções teatrais para toda a família”.

- PUB -

“Exemplo mais recente desta dinâmica é a Bambolinices – Bienal de Teatro e Artes Performativas para Toda a Família, a decorrer ao longo de Fevereiro em Setúbal e Azeitão, a qual está a ser um retumbante êxito”.

O PSD apresentou igualmente uma saudação, que destaca “a resiliência da direcção e de todos os elementos do Grupo de Danças e Cantares Regionais do Faralhão”, que celebrou este mês 39 anos de actividade.

Refere o documento aprovado que “nos últimos dois anos” o grupo, “devido à pandemia, foi impedido de ensaiar, participar e organizar festivais e outros momentos de convívio”.

Criado a 10 de Fevereiro de 1983 pela mão do padre Américo Faria, o Grupo de Danças e Cantares Regionais do Faralhão, na freguesia do Sado, “tinha como principal missão a ocupação de tempos livres dos mais jovens”.

“Oito anos o grupo fica filiado na Federação Portuguesa de Folclore, dado ao empenho e dedicação de todos os seus elementos”, sendo que “rapidamente se impôs a nível nacional através da organização do Festival Nacional de Folclore”.

- PUB -

Mais populares

Selecção Nacional lança equipamento com semelhanças “inegáveis” ao do Vitória FC

Designer da camisola dos sadinos garante estar “lisonjeada” e realça que se trata de “pelo menos uma grande coincidência”

Praça do Brasil permanece em mudança e avança com transformação urbana

Espaço começou ontem a ser preparado para ser criada uma área exclusiva de usufruto público

“A peça do Zeca Afonso não é minha, é das pessoas de Setúbal”

Ricardo Crista tem trabalhos espalhados por todo o mundo. Autor do memorial a Zeca Afonso revela nova peça que vai nascer na cidade
- PUB -