20 Maio 2022, Sexta-feira
- PUB -
InícioSociedadeMostra da Fundação Ernesto Roma conta história da diabetes no átrio do...

Mostra da Fundação Ernesto Roma conta história da diabetes no átrio do Hospital Barreiro-Montijo

Mostra tem como propósito “revisitar os principais marcos históricos relativos ao tratamento da diabetes desde o antigo Egipto até aos dias de hoje”

 

- PUB -

Está patente até ao próximo dia 28, na entrada principal do Hospital Nossa Senhora do Rosário, a exposição itinerante “Uma Visita à História da Diabetes no Centenário da Descoberta da Insulina”, promovida pela Fundação Ernesto Roma.

A mostra, segundo o Centro Hospitalar Barreiro-Montijo (CHBM), tem como propósito “revisitar os principais marcos históricos relativos ao tratamento da diabetes desde o antigo Egipto até aos dias de hoje”, sendo possível aos visitantes acompanharem o percurso desde a descoberta da insulina, em 1921, à sua primeira aplicação com sucesso no ano seguinte.

A exposição faz também referência à década de 80, marcada por ter sido uma época em que a mesma “passou a ser comparticipada a 100%” pelo Serviço Nacional de Saúde (SNS).

- PUB -

“Ter integrado a Comissão Nacional das comemorações do centenário da descoberta da insulina e o culminar com a possibilidade de receber estar exposição na instituição é uma honra e um privilégio”, afirma a equipa responsável pela Unidade Integrada da Diabetes deste estabelecimento de saúde.

Segundo a mesma unidade, a mostra reveste-se de uma importância não só informativa, uma vez que transporta a população pelo conhecimento da história da Diabetes, mas igualmente porque “celebra o caminho científico feito por muitos para chegar à produção de um medicamento […] que é, particularmente para os diabéticos tipo 1, o milagre que lhes permite viver”, destaca.

O CHBM possui desde há três décadas um grupo de profissionais dedicado ao acompanhamento destes utentes, celebrando a 27 de Junho de 2022 os 20 anos da criação da consulta de diabetes e gravidez.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Piscina na urbanização dos Fidalguinhos está quase a sair do papel

Obra de 3,5 milhões de euros já tem projecto e concurso pode avançar ainda este ano. Futuro equipamento terá capacidade para cerca de 700...

Dez dias de música em vários palcos da cidade de Setúbal com os melhores sons e vozes

O festival arranca com Pedro Abrunhosa, atravessa vários artistas e termina com Cuca Roseta

Jovem sequestrado e violado em casa de banho da estação de comboios de Coina

Rapaz de 16 anos foi abusado por homem de 43. Violador está agora em prisão preventiva
- PUB -