22 Maio 2022, Domingo
- PUB -
InícioSociedadeCompanhia de Teatro de Almada estreia “Ando a sonhar com Beethoven”

Companhia de Teatro de Almada estreia “Ando a sonhar com Beethoven”

O homem desarruma tudo, mas é ele que torna o quarto de Jorge quase mágico com tanta música que traz consigo

 

- PUB -

A Companhia de Teatro de Almada leva ao palco da sala de ensaios do Teatro Municipal Joaquim Benite, a 19 de Fevereiro, às 16h00, a peça “Ando a sonhar com Beethoven”.

Trata-se da nova criação da companhia, é dirigida a toda a família, e conta com texto e encenação de Teresa Gafeira. Com coreografia e figurinos de Pedro Proença, no palco, e até 6 de Março, vão estar os actores Bruno Ramos, Carolina Dominguez, João Farraia e Vera Santana que vão contar a história do pequeno Jorge que gosta de ter os brinquedos bem arrumados: os comboios, os jogos e carrinhos.

Tem um computador e adora fazer contas. O menino, tão arrumadinho e certinho, poderia dormir descansado debaixo dos cobertores, mas todas as noites é ‘visitado’ por um homem despenteado, desastrado e barulhento que lhe entra pelo quarto sem pedir autorização.

- PUB -

“O homem mexe em tudo, desarruma tudo, seria impossível de aturar, mas é ele que torna o quarto quase mágico com tanta música que traz consigo. A Alfa e a Beta dizem que ele é o Beethoven”, refere texto da Companhia de Teatro de Almada a levantar a ponta do véu sobre a peça.

E acrescenta: “Ao que parece, o compositor alemão Ludwig van Beethoven (1770-1827) era conhecido pelo seu mau feitio. Costumava resmungar sozinho pelas ruas, tinha inesperados acessos de fúria e não raras vezes se meteu em brigas”.

Mas na verdade, Beethoven foi um génio que, logo aos cinco anos, começou a revelar um invulgar talento para a música. Seu pai apercebeu-se disso e, foi ele próprio, que lhe deu as primeiras lições de composição e piano, obrigando-o a estudar diariamente e por muitas horas.

- PUB -

Aos sete anos, Beethoven deu o primeiro concerto, aos 12 já compunha pequenas peças e na adolescência começou a trabalhar como instrumentista para ajudar a sustentar a família. Aos 27 anos começou a desenvolver os primeiros sintomas de surdez e aos 48 anos já estava completamente surdo.

Isso não o impediu de compor obras belíssimas. Em “Ando a sonhar com Beethoven”, o pequeno Jorge vai, ou não, conhecer o músico e compositor? A peça que vai estar em cena até 6 de Março tem espectáculos aos sábados e na terça-feira 1 de Março às 16h00.

No domingo 20 de Fevereiro às 11h00, e a 27 de Fevereiro e 6 de Março às 11h00 e 15h00. É para crianças maiores de 3 anos, tem a duração de 50 minutos, e preço entre 5 e 10 euros. Entrada é livre para o Clube de Amigos.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Piscina na urbanização dos Fidalguinhos está quase a sair do papel

Obra de 3,5 milhões de euros já tem projecto e concurso pode avançar ainda este ano. Futuro equipamento terá capacidade para cerca de 700...

Jovem sequestrado e violado em casa de banho da estação de comboios de Coina

Rapaz de 16 anos foi abusado por homem de 43. Violador está agora em prisão preventiva

Cidade perde rede de agentes com chegada da Transportes Metropolitanos de Lisboa

Rede com mais de uma dezena de estabelecimentos, construída pelos TST, desfeita com chegada de nova transportadora, prejudicando utilizadores mais velhos
- PUB -