25 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioSociedadeFestival de Cinema Musicado ao Vivo novamente certificado com selo de qualidade

Festival de Cinema Musicado ao Vivo novamente certificado com selo de qualidade

Galardão atribuído a certames que mostram compromisso artístico, envolvimento na comunidade local e abertura internacional

 

- PUB -

O Festival de Cinema Musicado ao Vivo “Film Fest”, organizado pela Câmara Municipal de Setúbal, voltou a ser certificado pela Associação Europeia de Festivais com o selo de qualidade.

O galardão, atribuído anualmente aos “certames que se destacam por mostrar compromisso artístico, envolvimento na comunidade local e abertura internacional”, “coloca o evento sadino numa rede composta por mais de 1 500 festivais europeus reconhecidos pela qualidade artística dos seus programas e com impacte significativo a nível local, nacional e internacional”, explica a autarquia em nota de Imprensa.

O Film Fest, “realizado pela primeira vez em 2019, já havia sido distinguido no biénio 2020-2021”, sendo que viu agora renovado o “selo EFFE (Europe For Festivals, Festivals for Europe) para as edições 2022 e 2023”.

- PUB -

Para a atribuição da distinção, “os eventos são analisados por um júri de especialistas internacionais, que avalia um conjunto de critérios, entre os quais a apresentação de um programa artístico coerente e inclusivo, com oportunidades para artistas emergentes ou inovadores e com o envolvimento de artistas locais”.

Além disso, “o apoio à criação artística, a captação de diferentes tipos de públicos, a aposta na inovação, bem como na sustentabilidade ambiental e a promoção de experiências interculturais para o público e artistas são outros critérios analisados”.

Já até 31 de Janeiro, dia em que fecham as votações, o Film Fest – Festival de Cinema Musicado ao Vivo, que proporciona à população a oportunidade e “o prazer de assistir a filmes musicados no momento, em sessões para todos os públicos, realizadas em vários espaços culturais do concelho”, é um dos candidatos aos ‘Iberian Festival Awards’.

- PUB -

O certame sadino, característico por recuperar o formato dos cine-concertos com a exibição de filmes clássicos e cinema de autor, com a particularidade de serem acompanhados por músicos em actuações ao vivo, reinventando bandas sonoras de forma singular”, encontra-se nomeado na categoria “Best Non-Music Festival” dos prémios que “distinguem a indústria dos festivais de Portugal e Espanha, bem como dos países lusófonos e ibero-americanos, que se destacaram no circuito, em várias categorias, durante os últimos 12 meses”.

As votações, a decorrer on-line até dia 31 de Janeiro, estão disponíveis através de https://www.talkfest.eu/ifa.

“Os vencedores da sexta edição dos ‘Iberian Festival Awards’, a anunciar numa cerimónia agendada para o dia 26 de Março, no Auditório Lispolis, em Lisboa, são escolhidos por um júri, nalgumas categorias, e pelo público, noutras”.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -