23 Abril 2024, Terça-feira
- PUB -
InícioLocalSeixalTradição natalícia volta a despertar no concelho do Seixal

Tradição natalícia volta a despertar no concelho do Seixal

Diversão para grandes e pequenos com mercado, pista de gelo, casa do Pai Natal e parque de duendes. Causas sociais não são esquecidas

- PUB -

A Câmara do Seixal vai abrir um posto de vacinação em Amora, além dos que já estão em funcionamento no Seixal e em Corroios. O anúncio foi feito por Joaquim Santos, na tarde de sábado, aquando da abertura oficial da Aldeia do Natal, que se oferece aos cidadãos até 2 de Janeiro. Na mesma altura, o edil lembrou que a população “luta há 20 anos pela construção do Hospital do Seixal, luta que vai continuar”, para que, “mais cedo do que tarde, a unidade hospitalar seja uma realidade”.

Quanto à Aldeia do Natal, trata-se de “uma tradição que queremos preservar e melhorar cada vez mais”, para “animar o concelho do Seixal, trazendo alegria aos munícipes e ao mesmo tempo, estimular o comércio local”, frisou o autarca, que convidou à participação de “Mais um Natal sem Hospital do Seixal”, agendado para o próximo dia 18, no Pavilhão Leonel Fernandes. Trata-se de mais um acto reivindicativo pela construção do Hospital do Seixal, acordado com os vários governos desde 2009, mas ainda sem projecto aprovado.

Executivo chega de comboio

- PUB -

Quando o executivo autárquico chegou de comboio urbano à gigantesca árvore de Natal, levantada junto da Timbre Seixalense, já uma pequena multidão de miúdos e graúdos se juntara no local, animado por uma pequena fanfarra que tocava música festiva, palhaços e figuras alusivas à quadra natalícia.

Depois da pequena intervenção pública de Joaquim Santos, todos fizeram a contagem até três, momento em que o presidente carregou num botão e o fogo-de-artifício subiu no ar, para iluminar as redondezas de cores.

Na Aldeia do Natal no Seixal os mais pequenos têm muito em que se divertir, desde uma pista de gelo, que põe ao dispor patins de lâmina, a um parque mágico de duendes, um cogumelo e uma cabaça mágicos, bem como uma casa do Pai Natal. Outras das atracções à espera dos mais pequenos são o carrossel parisiense, o comboio em carril e a minirroda. Durante estes dias, serão também promovidas diversas iniciativas orientadas para as famílias, além de um amplo e diversificado programa musical.

- PUB -

Mercado com um pouco de tudo

Consagrados aos adultos, foram montados uma dezena de quiosques, que se alinham desde a curva da Timbre Seixalense até ao antigo cais fluvial. Ali pode-se encontrar petiscos, bebidas como a célebre ginja de Óbidos, doçaria caseira, rendas, brinquedos, artigos em filigrana, relógios e várias peças de artesanato.

No entanto, a Aldeia do Natal não esquece causas humanitárias. No espaço da Câmara Municipal, estão instaladas várias instituições de carácter social que desenvolvem as suas campanhas de angariação de fundos, através da venda de artesanato e doçaria caseira.

Programação

Horário da Aldeia do Natal

– De segunda a quinta-feira, das 9h30 às 20h00
– De sexta-feira a domingo, das 10h30 às 22h00
– A 24 e 31 de Dezembro, das 10h00 às 16h00
– A 25 de Dezembro e 1 de Janeiro, das 15h00 às 20h00

Horário do Mercado de Natal

– De segunda a sexta-feira, das 14h00 às 20h00
– Sábado e domingo, das 10h30 às 22h00
– A 24 e 31 de Dezembro, das 10h00 às 16h00
– A 25 de Dezembro e 1 de Janeiro, das 15h00 às 20h00

Programa Musical

– Sextas-feiras, sábados e domingos (excepto dias 24, 25 e 31 e 1 de Janeiro)
– A 1 e 8 de Dezembro, entre as 17h00 e as 21h30, na Praça Mártires da Liberdade (programa ainda não disponível).

 

- PUB -

Mais populares

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência
- PUB -