19 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioSociedadeUniversidade Sénior de Setúbal reforça ligação do ensino à sétima arte com...

Universidade Sénior de Setúbal reforça ligação do ensino à sétima arte com novo Cine-Estúdio

“Versátil” aparelho vai “possibilitar a projecção de cinematografias diferentes, de grande qualidade”

 

- PUB -

Por considerar que “o cinema é uma coisa fundamental” e que, aliado ao ensino, representa uma ferramenta importante, a Universidade Sénior de Setúbal (UNISETI), na voz de Arlindo Mota, presidente da administração, inaugurou na passada sexta-feira um novo Cine-Estúdio, instalado na Unidade 2, sita Avenida Alexandre Herculano.

O “versátil” aparelho, cuja compra representou um investimento “superior a quatro mil euros”, foi adquirido com o objectivo de “possibilitar a projecção de cinematografias diferentes, adaptadas ao espaço em que se encontra”.

Isto porque “pode ser transportado para qualquer lado, consoante as necessidades da instituição”, explicou Arlindo Mota a O SETUBALENSE. Apesar de ter sido estreado “com um atraso de quase dois anos”, motivado pela propagação da covid-19, o novo Cine-Estúdio era algo “há muito esperado”.

- PUB -

“O aparelho será também aproveitado para as aulas que assim se pretenda. O cinema é um instrumento óptimo e, por isso, queremos mostrar filmes didáctico-pedagógicos”, revelou.

Na inauguração marcou igualmente presença Carla Guerreiro, vice-presidente da Câmara Municipal de Setúbal, que, perante 24 alunos e membros da administração, enalteceu o novo Cine-Estúdio e a resiliência da UNISETI em ter conseguido alcançar o seu objectivo.

“É bom perceber que os projectos que tínhamos não morreram e que as pessoas têm força de vontade para continuar e para pôr de pé aquilo que é importante. Neste caso, este projecto, que para vocês é importante, foi continuando a ser construído. Só por isso, acho que tem todo o valor”, expressou.

- PUB -

Para a autarca, a quem este mandato “o senhor presidente André Martins entregou a responsabilidade da Educação”, o ensino “é muito especial”, também porque “a aprendizagem é para a vida toda”.

“Somos todos educadores e estamos sempre a aprender. Quando pensamos que já sabemos tudo, é mentira. Há muita coisa ainda a saber. Tenho a expectativa de que consigamos, neste mandato, fazer alguns dos projectos na área e consolidar aqui a boa relação que a Câmara tem com a UNISETI, pelo reconhecimento do vosso trabalho”, acrescentou.

Além disso, a vice-presidente da edilidade fez também questão de salientar “o conceito que existe na cidade, de se querer implementar uma cidade verdadeiramente educadora”. “Isso faz com que vocês tenham aqui um papel muito importante. Sempre lutaram para que tudo pudesse acontecer”, rematou.

A cerimónia ficou igualmente marcada pela estreia do novo Cine-Estúdio, no qual foi transmitido um filme sobre Florença, destino ao qual a UNISETI “estava a planear ir”.

“Quisemos mostrar com esta transmissão até que ponto é que vamos conseguir mostrar filmes didáctico-pedagógicos de grande qualidade, ao mesmo tempo que juntámos o destino do que seria a nossa próxima viagem, adiada devido à pandemia”, explicou Arlindo Mota.

A partir de agora, o presidente da administração da UNISETI ambiciona realizar “pelo menos uma sessão por mês”, sendo que “a partir de Janeiro, com um novo semestre, começará uma programação com obras mais intimistas, sobre a história da arte, poesia e de tudo aquilo que o cinema permitir”, referiu, a concluir.

- PUB -

Mais populares

José Mourinho: “Dá-me prazer que as pessoas conheçam as minhas origens”

Técnico sadino em Setúbal para gravar com a Adidas e “mostrar ao mundo” a cidade onde nasceu e cresceu

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Barco naufragado em Tróia tinha boia de amarração no Porto de Setúbal

Jornal Observador adiantou que barco, intitulado “Lingrinhas”, estava “registado na Polónia e não recebia ‘vistorias’ das autoridades portuguesas”
- PUB -