30 Novembro 2021, Terça-feira
- PUB -
InícioSociedadeCâmara do Seixal cria Prémio Literário e de Estudos Eufrázio Filipe de...

Câmara do Seixal cria Prémio Literário e de Estudos Eufrázio Filipe de apoio à publicação de obras

Galardão dedicado ao ex-presidente da edilidade, que participou em várias colectâneas de poesia e escreveu diversos livros

 

- PUB -

A Câmara Municipal do Seixal anunciou a criação do Prémio Literário e de Estudos Eufrázio Filipe, com o objectivo de “apoiar a publicação de obras nas categorias de literatura e estudos locais, através da atribuição de prémios monetários no valor de 5 000 e de 2 500 euros, respectivamente”.

“O principal objectivo desta iniciativa é reforçar o estímulo e a valorização da criação literária e da actividade de investigação, ao mesmo tempo que se presta homenagem a uma grande figura do concelho, pelo seu papel relevante para a vida política, cívica e cultural”, disse o presidente da autarquia, Joaquim Santos.

Com uma periodicidade anual, o prémio Eufrázio Filipe vai acolher obras “originais, inéditas e não publicadas por qualquer forma ou meio, podendo apresentar-se um único trabalho por categoria”.

- PUB -

É aberto a “maiores de 18 anos e naturais, residentes ou que exerçam atividade laboral ou académica no concelho do Seixal”. Na categoria de estudos locais, “a participação é aberta a todos os interessados”, aceitando-se co-autorias.

Eufrázio Filipe liderou a Câmara do Seixal, de 1974 a 1997, e presidiu, posteriormente, à Assembleia Municipal.

Participou em várias colectâneas de poesia e colaborou com diferentes publicações, designadamente “República”, o “Suplemento do Diário de Lisboa”, “A Opinião”, “Noticias da Amadora”, “Jornal do Centro”, “Independência D’Águeda” e “Libertação” (Aveiro).

- PUB -

Dirigiu a revista “Movimento Cultural”, da Associação dos Municípios do Distrito de Setúbal e, em 2015, foi condecorado com a Ordem de Mérito pelo Presidente da República.

Entre as obras de sua autoria, refira-se “Chão de Claridades” (2012) e, mais recentemente, “Chãos de Marés – Colectânea de Poesia 2013- 2016” (2017).

NL

[Fancy_Facebook_Comments language="pt_PT"]
- PUB -

Mais populares

Dirigir o Vitória Futebol Clube no feminino: as mulheres nos actuais órgãos sociais do clube sadino

Sara Ribeiro, Ana Cruz, Dulce Soeiro e Helena Parreira partilham as suas vivências no clube, cujo regresso à I Liga tanto anseiam   Quando questionadas sobre...

António Costa anuncia que Portugal vai pedir à União Europeia que Península de Setúbal passe a ser uma NUT II

O primeiro-ministro diz que a Península de Setúbal está a ser fortemente penalizada por estar integrada na estrutura nominal da AML  

Volkswagen anuncia novo investimento de 500 milhões na Autoeuropa nos próximos cinco anos

Valor vai ser aplicado "em produto, equipamento e infra-estruturas", explicou Alexander Seitz
- PUB -