10 Dezembro 2022, Sábado
- PUB -
InícioSociedadeCâmara do Seixal cria Prémio Literário e de Estudos Eufrázio Filipe de...

Câmara do Seixal cria Prémio Literário e de Estudos Eufrázio Filipe de apoio à publicação de obras

Galardão dedicado ao ex-presidente da edilidade, que participou em várias colectâneas de poesia e escreveu diversos livros

 

- PUB -

A Câmara Municipal do Seixal anunciou a criação do Prémio Literário e de Estudos Eufrázio Filipe, com o objectivo de “apoiar a publicação de obras nas categorias de literatura e estudos locais, através da atribuição de prémios monetários no valor de 5 000 e de 2 500 euros, respectivamente”.

“O principal objectivo desta iniciativa é reforçar o estímulo e a valorização da criação literária e da actividade de investigação, ao mesmo tempo que se presta homenagem a uma grande figura do concelho, pelo seu papel relevante para a vida política, cívica e cultural”, disse o presidente da autarquia, Joaquim Santos.

Com uma periodicidade anual, o prémio Eufrázio Filipe vai acolher obras “originais, inéditas e não publicadas por qualquer forma ou meio, podendo apresentar-se um único trabalho por categoria”.

- PUB -

É aberto a “maiores de 18 anos e naturais, residentes ou que exerçam atividade laboral ou académica no concelho do Seixal”. Na categoria de estudos locais, “a participação é aberta a todos os interessados”, aceitando-se co-autorias.

Eufrázio Filipe liderou a Câmara do Seixal, de 1974 a 1997, e presidiu, posteriormente, à Assembleia Municipal.

Participou em várias colectâneas de poesia e colaborou com diferentes publicações, designadamente “República”, o “Suplemento do Diário de Lisboa”, “A Opinião”, “Noticias da Amadora”, “Jornal do Centro”, “Independência D’Águeda” e “Libertação” (Aveiro).

- PUB -

Dirigiu a revista “Movimento Cultural”, da Associação dos Municípios do Distrito de Setúbal e, em 2015, foi condecorado com a Ordem de Mérito pelo Presidente da República.

Entre as obras de sua autoria, refira-se “Chão de Claridades” (2012) e, mais recentemente, “Chãos de Marés – Colectânea de Poesia 2013- 2016” (2017).

NL

Comentários

- PUB -

Mais populares

Militares da GNR raptados e agredidos na Costa da Caparica

Uma das vítimas sofreu ferimentos graves e está internada no Hospital Garcia de Orta. A PJ de Setúbal foi accionada e está a investigar o caso

Nova clínica da rede CUF abriu hoje portas no Montijo

Equipamento, construído de raiz, ocupa mais de 1 500 metros quadrados. Dá resposta a várias especialidades médicas e cirúrgicas

PSP apreende 8.500 petardos no Montijo

Autoridades informam que escola acusou o referido estabelecimento da venda de petardos a crianças
- PUB -