25 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioSociedadeEscola Básica Hermenegildo Capelo distinguida com prémio internacional

Escola Básica Hermenegildo Capelo distinguida com prémio internacional

Estabelecimento de ensino em Palmela destaca-se a nível mundial por intenso trabalho na área da educação climática

 

- PUB -

A Escola Básica Hermenegildo Capelo, em Palmela, foi uma das 250 instituições escolares distinguidas a nível mundial com o “Projecto de Acção Climática Escola de Excelência”.

O nome dos estabelecimentos de ensino, que mereceram a premiação de excelência – a reconhecer o intenso trabalho na educação climática –, foram anunciados na última quinta-feira, no âmbito da celebração do Dia de Acção Climática, evento anual ‘on-line’ e em directo que contou com a participação de 250 mil pessoas em termos globais.

O prémio é promovido pela Cartoon Network Climate Champions, iniciativa de sensibilização para as alterações climáticas que se propõe a inspirar as crianças, e pela Climate Action Project, projecto de educação global gratuito que foi lançado pela Take Action Global, uma organização educacional sem fins lucrativos com sede nos Estados Unidos da América, que envolve 2 milhões e 700 mil professores e estudantes em 146 países.

- PUB -

As escolas premiadas submeteram os trabalhos durante o ano passado e cumpriram vastos critérios, incluindo um compromisso com a educação climática e soluções estudantis.

A Hermenegildo Capelo “participou no projecto pelo terceiro ano, com o envolvimento de diversas turmas, desenvolvendo trabalhos criativos, que apelam à sensibilização para esta importante temática, não só dos alunos envolvidos, mas de toda a comunidade escolar”, revelou a Câmara Municipal, em nota de Imprensa.

Segundo a autarquia, “um grupo de estudantes dinamizou manifestações pelas alterações climáticas, quer no pátio da escola, quer na capital de distrito (Setúbal) e foi também promovida uma manifestação silenciosa, apenas com sapatos e cartazes”.

- PUB -

Ainda de acordo com a mesma nota da edilidade, “em articulação com a área curricular de Cidadania e Desenvolvimento, um grupo de alunas do 9.º A vai apresentar às turmas do 3.º Ciclo os resultados das suas pesquisas e produtos finais, alertando para as causas, consequências e soluções das alterações climáticas e evidenciando o importante papel individual”.

Além disso, “vão também apelar a que os alunos instalem a aplicação Earth Project”.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -