25 Maio 2022, Quarta-feira
- PUB -
InícioSociedadeObra do jornalista barreirense Armando Seixas Ferreira lançada na biblioteca

Obra do jornalista barreirense Armando Seixas Ferreira lançada na biblioteca

Lançamento lotou Auditório Manuel Cabanas de amigos e convidados

 

- PUB -

O lançamento do livro “1821, O Regresso do Rei”, de autoria do jornalista barreirense Armando Seixas Ferreira, que aborda a viagem de D. João VI e a chegada da corte portuguesa a Portugal, após 14 anos de ausência no Brasil, encheu recentemente de convidados e amigos do autor o Auditório Manuel Cabanas, na Biblioteca do Barreiro, a pouco tempo das comemorações dos 200 anos que assinalam a independência daquele território.

De acordo com a sinopse da obra, a publicação – apresentada inicialmente em Lisboa –, recorda o dia em que uma esquadra de 12 navios, chefiada pela nau que transportou o monarca, partiu do Rio de Janeiro, com cerca de quatro mil pessoas a bordo, rumo a Portugal.

O regresso aconteceu no ano que dá título ao livro – 1821 –, a 26 de Abril, num momento da vida do rei marcado por “lágrimas”, que ali vivera “os dias mais felizes da sua vida”.

Sessão encheu Auditório Manuel Cabanas
- PUB -

Nesta obra, o jornalista recorda ainda que, se a dramática partida da corte para terras de Vera Cruz em 1807 é “amplamente conhecida, pouco sabemos sobre” o seu regresso.

O escritor consultou, por essa razão, desde diários de bordo a documentos da época e fontes inéditas para fazer “um relato empolgante sobre a vida da corte” pelo Brasil e sobre esta viagem náutica de 68 dias, traçando “um retrato de todo este período épico da nossa História” e que, em 1822, culminaria com a independência daquele país.

Recorde-se que o jornalista, natural do Barreiro, venceu em 2009, o Prémio nacional de Paridade de Jornalismo, com a grande reportagem “Mulheres à Prova de Bala”, que retrata a vida das paraquedistas portuguesas no Kosovo.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Jovem sequestrado e violado em casa de banho da estação de comboios de Coina

Rapaz de 16 anos foi abusado por homem de 43. Violador está agora em prisão preventiva

Cidade perde rede de agentes com chegada da Transportes Metropolitanos de Lisboa

Rede com mais de uma dezena de estabelecimentos, construída pelos TST, desfeita com chegada de nova transportadora, prejudicando utilizadores mais velhos

Jovem de 16 anos morre colhido por touro nas Festas da Moita

Vítima foi transportada em estado crítico para o Hospital do Barreiro, mas acabou por não resistir aos ferimentos
- PUB -