2 Dezembro 2021, Quinta-feira
- PUB -
InícioSociedadeFesta de Todos os Santos começa no sábado e anima aldeia até...

Festa de Todos os Santos começa no sábado e anima aldeia até quarta-feira

 O programa das festas, em homenagem à Nossa Senhora da Redenção, conta com várias actividades religiosas e culturais

 

- PUB -

Arranca já no próximo sábado, dia 30, a 265.ª Edição da “Festa de todos os Santos” na Quinta do Anjo, em Palmela, celebrações que vão durar até ao dia 1 de Novembro. Celebra-se ainda, nesta edição, o centésimo aniversário da Sociedade de Instrução Musical (SIM) da Quinta do Anjo.

Esta celebração, em honra de Nossa Senhora da Redenção, realiza-se desde 1775, altura em que a população agradeceu por ter sobrevivido ao terramoto, e suplicou por ajuda para o futuro que as aguardava depois de terem resistido a tamanha tragédia.

O programa desta edição contém, como é natural, uma larga componente religiosa, com missas a serem realizadas todos os dias na Igreja da Nossa Senhora da Redenção. Destacam-se ainda a procissão das velas, no domingo, dia 31 pelas 18 horas, e outra procissão, que sai da Igreja de Nossa Senhora da Redenção, no dia 1 pelas 15h30.

- PUB -

Noutras vertentes do programa destacam-se a inauguração da exposição “Árvore Genealógica da Quinta do Anjo”, no Mercado da Aldeia, no dia 30 pelas 20 horas; o lançamento do livro “E assim se fez esta terra…” de Cecília Matos, no Salão Nobre da S.I.M, no dia 31 pelas 11h30.

Há ainda uma sessão de homenagem ao Dr. António Matos Fortuna, organizada pelo Grupo de Amigos do Concelho de Palmela, no Largo do Poço Novo, no dia 1 pelas 18 horas.

Quanto à parte musical vai ser possível assistir às actuações de “Grupo Coral 1.º de Maio do Bairro Alentejano, a banda Rosa do Arado, Orquestra Ligeira da S.I.M, o rapper Prazas, DJ Tó Patronilho e da banda Clarinetes de Santiago.”

- PUB -

As celebrações são encerradas com um concerto da Banda Filarmónica da S.I.M, no dia 1 de Novembro pelas 21h30.

Para o convívio a Associação apresenta, ainda, Tasquinhas, bancas de Artesanato e, para os mais novos, insufláveis. Mário Felicidade, presidente da Associação pelas Festas da Quinta do Anjo, afirma que esta festa mostra a “garra e carisma” da população e o “orgulho nas tradições” que esta tem.

Relembrou, ainda, a importância da promessa feita a Nossa Senhora da Redenção, numa altura em que ainda se vivem as consequências da crise pandémica.

O presidente agradeceu ainda a parceria com a Sociedade de Instrução Musical da Quinta do Anjo, felicitando-a pelo seu centenário, e ao “movimento associativo da Quinta do Anjo e à Autarquia”, que, segundo o mesmo, “tornaram possível esta realização”.

Álvaro Amaro, presidente da Câmara Municipal de Palmela, reafirmou a importância cultural e histórica destas festas. Lembrou o período sanitário difícil, e que impõe ainda algumas restrições, mas afirmou que “com sentido de responsabilidade e respeito pela tradição, a Associação de Festas da Quinta do Anjo voltou a construir um programa de grande interesse, que cumpre os objectivos e irá proporcionar dias de alegria, cultura e convívio festivo”.

O Padre Leonel Francisco, da Igreja Paroquial da Quinta do Anjo, mostrou a sua “alegria” pela realização destas celebrações. O pároco relembrou as súplicas feitas, em tais momentos difíceis a Nossa Senhora, afirmando “hoje no tempo que nos é dado viver, somos chamados a voltarmo-nos para nossa Mãe do Céu, pedindo ajuda e a graça da nossa conversão”.

Associação das Festas de Quinta do Anjo

Mário Miguel Xavier Felicidade (presidente); Nuno Luís Vitorino dos Santos (vice-presidente); Ana Sofia da Silva Carmo (1.ª secretária); Susana Isabel Jesus Curraleira Loureiro (2.ª secretária); Ana Isabel Vitorino dos Santos (tesoureira); Anália Macedo, Miguel Santos, Célia Peralta, Tomás Loureiro, Gonçalo Bravo, Margarida Pedro, Maria Bernardina Pão, Rui Correia, Sónia Santos, António Patronilho, Oscar Loureiro, Mário João Parrulas, Maria Teresa Grilo, Nuno Santos, Maria Simõese Ana Inês Macedo (vogais).

[Fancy_Facebook_Comments language="pt_PT"]
- PUB -

Mais populares

Dirigir o Vitória Futebol Clube no feminino: as mulheres nos actuais órgãos sociais do clube sadino

Sara Ribeiro, Ana Cruz, Dulce Soeiro e Helena Parreira partilham as suas vivências no clube, cujo regresso à I Liga tanto anseiam   Quando questionadas sobre...

António Costa anuncia que Portugal vai pedir à União Europeia que Península de Setúbal passe a ser uma NUT II

O primeiro-ministro diz que a Península de Setúbal está a ser fortemente penalizada por estar integrada na estrutura nominal da AML  

Volkswagen anuncia novo investimento de 500 milhões na Autoeuropa nos próximos cinco anos

Valor vai ser aplicado "em produto, equipamento e infra-estruturas", explicou Alexander Seitz
- PUB -