25 Maio 2022, Quarta-feira
- PUB -
InícioSociedadeInstituto Politécnico de Setúbal obtém resultados positivos no tratamento de pessoas com...

Instituto Politécnico de Setúbal obtém resultados positivos no tratamento de pessoas com fibromialgia

O Instituto Politécnico de Setúbal (IPS), através de “um estudo conduzido por investigadores do Centro Interdisciplinar de Investigação Aplicada em Saúde”, obteve resultados “muito positivos” na realização de testes “aos efeitos de um tratamento de fisioterapia em 96 voluntários com diagnóstico de fibromialgia”.

- PUB -

A investigação, que decorreu entre Janeiro de 2020 e Abril de 2021”, assenta “na prática de exercício físico específico, em conjugação com sessões educativas para a autogestão da doença”, esclareceu a instituição em comunicado.

O estudo, de acordo com Carmen Caeiro, investigadora responsável, passou por duas fases: “Num primeiro momento foi realizado um ensaio controlado, através do qual se pretendeu investigar os efeitos de exercício físico e educação para a autogestão da fibromialgia, comparativamente com os efeitos de tratamento que incluiu apenas exercício físico”.

A segunda etapa da pesquisa, que “integra o projecto SHARE – Saúde e Humanidades Actuando em Rede, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT)”, centrou-se “num estudo qualitativo, para aferir o contributo das sessões educativas, em particular para a capacidade de autogestão da condição clínica”.

- PUB -

Na primeira fase, “em ambos os grupos, os resultados foram estaticamente significativos e clinicamente relevantes, o que significa que os participantes obtiveram melhorias ao nível da dor ou da sua capacidade funcional”.

No que toca à componente qualitativa, “verificou-se que as sessões educativas contribuíram para a sua capacidade de gerir a doença”, explicou a docente da Escola Superior de Saúde.

“Estiveram envolvidos uma fisioterapeuta bolseira de investigação, quatro estudantes do mestrado em Fisioterapia em Condições Músculo- -Esqueléticas e três estudantes da licenciatura em Fisioterapia”.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Jovem sequestrado e violado em casa de banho da estação de comboios de Coina

Rapaz de 16 anos foi abusado por homem de 43. Violador está agora em prisão preventiva

Cidade perde rede de agentes com chegada da Transportes Metropolitanos de Lisboa

Rede com mais de uma dezena de estabelecimentos, construída pelos TST, desfeita com chegada de nova transportadora, prejudicando utilizadores mais velhos

Jovem de 16 anos morre colhido por touro nas Festas da Moita

Vítima foi transportada em estado crítico para o Hospital do Barreiro, mas acabou por não resistir aos ferimentos
- PUB -