28 Novembro 2021, Domingo
- PUB -
InícioSociedadeDistrito de Setúbal tem 104 escolas aderentes ao projecto ‘Heróis da Fruta’

Distrito de Setúbal tem 104 escolas aderentes ao projecto ‘Heróis da Fruta’

De um total de 1 300 escolas do território nacional continental inscritas este ano lectivo no projecto “Heróis da Fruta” 104 são do Distrito de Setúbal. O número é avançado pela Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil (APCOI), entidade que lançou a iniciativa em 2011.

- PUB -

O projecto é dirigido à participação de todos os estabelecimentos de ensino público e privado com turmas de pré-escolar, 1.º ciclo, ATL, CATL e Necessidades Educativas Especiais, lembra a APCOI, que aponta o objectivo da acção, ao mesmo tempo que faz um balanço à adesão registada.

“Depois do sucesso das edições anteriores, em que mais de 50% das 502 mil e 122 crianças participantes alcançaram a ingestão das porções diárias recomendadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) relativamente ao consumo de frutas e vegetais em apenas 10 semanas, o projecto regressa este ano às escolas para continuar a combater a má nutrição e prevenir doenças crónicas, como a obesidade, a diabetes ou o cancro, através de uma alimentação mais saudável.”

Para Mário Silva, presidente da APCOI e coordenador nacional do projecto Heróis da Fruta, “a aposta na prevenção da obesidade infantil em Portugal tem dado bons resultados”.

- PUB -

Reflexo disso foi o facto de a OMS ter apontado, em 2019, Portugal “como uma referência a seguir por outros países por ter conseguido diminuir em quase 10% o número de crianças com excesso de peso nos últimos 10 anos”, faz notar a APCOI.

“No entanto, no mesmo estudo, que comparou a prevalência desta doença em 21 países europeus, Portugal ainda ocupava o quinto lugar do ranking. Até 2025, queremos chegar a todas as escolas do país com o projecto Heróis da Fruta”, adianta a associação.

A terminar, a APCOI sublinha que para implementar o método “Heróis da Fruta” são necessários “apenas 5 minutos diários durante pelo menos 25 dias úteis (5 semanas lectivas consecutivas)”.

[Fancy_Facebook_Comments language="pt_PT"]
- PUB -

Mais populares

Área Metropolitana de Lisboa assegura transporte rodovidário sadino até chegada da Carris Metropolitana

É necessário "dar continuidade às Autorizações Provisórias até a entrada do novo operador, de forma a evitar a ruptura dos serviços públicos de transporte rodoviário de passageiros no concelho de Setúbal"

António Costa anuncia que Portugal vai pedir à União Europeia que Península de Setúbal passe a ser uma NUT II

O primeiro-ministro diz que a Península de Setúbal está a ser fortemente penalizada por estar integrada na estrutura nominal da AML  

Volkswagen anuncia novo investimento de 500 milhões na Autoeuropa nos próximos cinco anos

Valor vai ser aplicado "em produto, equipamento e infra-estruturas", explicou Alexander Seitz
- PUB -