2 Dezembro 2021, Quinta-feira
- PUB -
InícioSociedadeTeatro do Silêncio leva a Fórum Cultural peça sobre vida de pescadores...

Teatro do Silêncio leva a Fórum Cultural peça sobre vida de pescadores que andavam à pesca do bacalhau

“Mulheres em Terra, Homens no Mar” resultou de pesquisa feita no Museu Marítimo de Ílhavo

 

- PUB -

O Fórum Cultural José Manuel Figueiredo, na Baixa da Banheira, recebe no próximo dia 30, pelas 21h30, a peça de Maria Gil “Mulheres em Terra, Homens no Mar”, que retrata a vida dos pescadores que andavam à pesca do bacalhau e passavam seis meses no mar.

Enquanto isso e durante esse período, as suas companheiras ficavam a “governar” em casa. A performance, com apoio dramatúrgico de Bonneville e consultadoria histórica de Elisa Silva, teve como ponto de partida a recolha de testemunhos de algumas dessas mulheres e suas famílias, bem como, uma pesquisa realizada nos acervos documentais do Museu Marítimo de Ílhavo.

- PUB -

O resultado foi um espectáculo intimista e ao mesmo tempo documental, com duração de 70 minutos e destinado a maiores de 12 anos, que dá voz à figura feminina, contribuindo para a valorização do papel das mulheres na economia do mar.

Com registo vídeo e fotográfico de Joana Linda, esta co-produção do referido museu e das câmaras municipais de Ílhavo, Peniche e Murtosa, decorreu do projecto cofinanciado pelo FEDER, através do Centro 2020, integrado no plano “Territórios com História: o Mar, as Pescas e as Comunidades”.

Recorde-se que o Teatro do Silência é uma estrutura apoiada pela República Portuguesa, pelo Ministério da Cultura, pela Direcção-Geral das Artes e pela Junta de Freguesia de Carnide.

[Fancy_Facebook_Comments language="pt_PT"]
- PUB -

Mais populares

Dirigir o Vitória Futebol Clube no feminino: as mulheres nos actuais órgãos sociais do clube sadino

Sara Ribeiro, Ana Cruz, Dulce Soeiro e Helena Parreira partilham as suas vivências no clube, cujo regresso à I Liga tanto anseiam   Quando questionadas sobre...

António Costa anuncia que Portugal vai pedir à União Europeia que Península de Setúbal passe a ser uma NUT II

O primeiro-ministro diz que a Península de Setúbal está a ser fortemente penalizada por estar integrada na estrutura nominal da AML  

Volkswagen anuncia novo investimento de 500 milhões na Autoeuropa nos próximos cinco anos

Valor vai ser aplicado "em produto, equipamento e infra-estruturas", explicou Alexander Seitz
- PUB -