29 Novembro 2021, Segunda-feira
- PUB -
InícioSociedadeCentro de Experimentação Artística recebe no dia 6 oficina “DEcoding”

Centro de Experimentação Artística recebe no dia 6 oficina “DEcoding”

Iniciativa com Yola Pinto e Simão Costa decorre no Vale da Amoreira

 

- PUB -

O Centro de Experimentação Artística (CEA), no Vale da Amoreira, recebe a 6 de Novembro, entre as 16 e as 18h00, a oficina “”, com Yola Pinto e Simão Costa, numa acção dirigida ao público em geral, estando as inscrições abertas até ao próximo dia 4. A partir dos materiais de pesquisa em curso para a criação do espectáculo Encode, a dupla partilha nesta iniciativa os conceitos base e metodologias de trabalho, que estiveram na origem desde processo.

Na oficina é também possível a experimentação interactiva de alguns dispositivos sonoros inéditos e que, até 5 de Novembro, estarão em desenvolvimento numa residência artística no CEA. “DEcoding” propõe ser “um momento de reflexão sobre novas abordagens aos conceitos de ecologia/ecossistema, segundo uma descodificação conjunta que é simultaneamente teórica e práctica”.

O espectáculo, adianta a autarquia, é em simultâneo “uma instalação sonora, como se de uma sala de exposição se tratasse, projectando uma comparação com o mundo na perspectiva de uma nova e urgente noção de ecologia e cujo efeito colateral mais imediato”, assenta no “surgimento de uma abordagem cénica, na qual todos estão em cena e em rede”.

- PUB -

ENcode reúne por isso artistas e instituições de arte, nas áreas da música, artes performativas, artes visuais e ciência, que reflectem “uma abordagem transversal de pesquisa”.

Com percursos artísticos estabelecidos e reconhecidos nas áreas das música e dança, Simão Costa e Yola Pinto, têm vindo a trabalhar em parceria desde 2011, em espectáculos, instalações e em diversos projectos, nomeadamente, num concerto dança para surdos e outras audições, no período entre 2017 e o ano passado.

Um trabalho que tem vindo a estruturar-se “através da pesquisa intensiva em torno dos processos físicos do som, da natureza multifacetada dos mecanismos de escuta e do papel que o movimento assume na descodificação desta última”, seja a partir de um corpo que dança ou de dispositivos criados especificamente para cada criação da dupla.

[Fancy_Facebook_Comments language="pt_PT"]
- PUB -

Mais populares

Dirigir o Vitória Futebol Clube no feminino: as mulheres nos actuais órgãos sociais do clube sadino

Sara Ribeiro, Ana Cruz, Dulce Soeiro e Helena Parreira partilham as suas vivências no clube, cujo regresso à I Liga tanto anseiam   Quando questionadas sobre...

António Costa anuncia que Portugal vai pedir à União Europeia que Península de Setúbal passe a ser uma NUT II

O primeiro-ministro diz que a Península de Setúbal está a ser fortemente penalizada por estar integrada na estrutura nominal da AML  

Área Metropolitana de Lisboa assegura transporte rodovidário sadino até chegada da Carris Metropolitana

É necessário "dar continuidade às Autorizações Provisórias até a entrada do novo operador, de forma a evitar a ruptura dos serviços públicos de transporte rodoviário de passageiros no concelho de Setúbal"
- PUB -