25 Maio 2022, Quarta-feira
- PUB -
InícioSociedadeCentro de Experimentação Artística recebe no dia 6 oficina “DEcoding”

Centro de Experimentação Artística recebe no dia 6 oficina “DEcoding”

Iniciativa com Yola Pinto e Simão Costa decorre no Vale da Amoreira

 

- PUB -

O Centro de Experimentação Artística (CEA), no Vale da Amoreira, recebe a 6 de Novembro, entre as 16 e as 18h00, a oficina “”, com Yola Pinto e Simão Costa, numa acção dirigida ao público em geral, estando as inscrições abertas até ao próximo dia 4. A partir dos materiais de pesquisa em curso para a criação do espectáculo Encode, a dupla partilha nesta iniciativa os conceitos base e metodologias de trabalho, que estiveram na origem desde processo.

Na oficina é também possível a experimentação interactiva de alguns dispositivos sonoros inéditos e que, até 5 de Novembro, estarão em desenvolvimento numa residência artística no CEA. “DEcoding” propõe ser “um momento de reflexão sobre novas abordagens aos conceitos de ecologia/ecossistema, segundo uma descodificação conjunta que é simultaneamente teórica e práctica”.

O espectáculo, adianta a autarquia, é em simultâneo “uma instalação sonora, como se de uma sala de exposição se tratasse, projectando uma comparação com o mundo na perspectiva de uma nova e urgente noção de ecologia e cujo efeito colateral mais imediato”, assenta no “surgimento de uma abordagem cénica, na qual todos estão em cena e em rede”.

- PUB -

ENcode reúne por isso artistas e instituições de arte, nas áreas da música, artes performativas, artes visuais e ciência, que reflectem “uma abordagem transversal de pesquisa”.

Com percursos artísticos estabelecidos e reconhecidos nas áreas das música e dança, Simão Costa e Yola Pinto, têm vindo a trabalhar em parceria desde 2011, em espectáculos, instalações e em diversos projectos, nomeadamente, num concerto dança para surdos e outras audições, no período entre 2017 e o ano passado.

Um trabalho que tem vindo a estruturar-se “através da pesquisa intensiva em torno dos processos físicos do som, da natureza multifacetada dos mecanismos de escuta e do papel que o movimento assume na descodificação desta última”, seja a partir de um corpo que dança ou de dispositivos criados especificamente para cada criação da dupla.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Jovem sequestrado e violado em casa de banho da estação de comboios de Coina

Rapaz de 16 anos foi abusado por homem de 43. Violador está agora em prisão preventiva

Cidade perde rede de agentes com chegada da Transportes Metropolitanos de Lisboa

Rede com mais de uma dezena de estabelecimentos, construída pelos TST, desfeita com chegada de nova transportadora, prejudicando utilizadores mais velhos

Jovem de 16 anos morre colhido por touro nas Festas da Moita

Vítima foi transportada em estado crítico para o Hospital do Barreiro, mas acabou por não resistir aos ferimentos
- PUB -