17 Outubro 2021, Domingo
- PUB -
Início Sociedade Barreirense Ana Rosmaninho Dâmaso apresenta livro sobre submundo da anorexia

Barreirense Ana Rosmaninho Dâmaso apresenta livro sobre submundo da anorexia

Autora recorda ter aprendido a lidar com doença e a sua tirania. Obra será apresentada à população no auditório da Biblioteca do Barreiro

 

- PUB -

O Auditório Manuel Cabanas, na Biblioteca do Barreiro, acolhe no próximo dia 9, pelas 16h00, a apresentação do livro “Crescer longe de ti”, da autoria da barreirense Ana Rosmaninho Dâmaso, onde reside até hoje e tem na sua “grande família a prova de amor e compaixão”. Apaixonada confessa do seu núcleo de pessoas, a autora reconhece que escreve “por prazer” e porque “encontra na escrita o seu alento e possibilidade de dedicação e dos seus afectos aos outros”.

“Crescer longe de ti” é um livro com duplo sentido, que representa o crescimento “longe de alguém tão próximo e com quem fomos vida” e de viver essa perda abrupta, quando ainda se é adolescente. Saber viver a morte e aceitá-la num “aprender a viver sem ti”, apenas com recordações, traços e expressões que se guarda de alguém.

Livro será apresentado pela autora no próximo dia 9

- PUB -

Num outro sentido, o livro revela um outro momento – também inesperado da sua vida –, quando “uma doença, que para muitos não passa de uma mera futilidade, mergulha no meu corpo”. Ana Rosmaninho Dâmaso fala de anorexia nervosa e invoca a “maneira áspera e inesperada como [a] doença se apodera do meu corpo e deixa marcas quase de uma vida com fim”.

Na realidade, foram cinco anos vividos de forma “audaz, egoísta, aberrante, conjugado com um longo e difícil processo de recuperação”, recorda. A autora afirma que “aprendi a pouco e pouco a ‘crescer longe’ dessa difícil doença e da sua tirania”. Um crescer conjugado com liberdade, força, determinação, aprender a ser, a amar, aprender a viver e a mostrar aos outros, através das palavras, como o “sub-mundo” da anorexia “não corrói para sempre a nossa alma”, destaca.

Licenciada desde 2012 em Enfermagem, pela Escola Superior de Enfermagem de Lisboa, a autora exerce a sua paixão com “paixão e rigor, onde o cuidar, compaixão e justiça” é a palavra-chave da sua práctica profissional. Dois anos depois, iniciou o seu percurso como doente na mesma escola superior, realizando palestras no âmbito da saúde mental, tendo já colaborado com várias instituições de ensino.

- PUB -

A iniciativa, com entrada gratuita, obriga à reserva de lugares, que pode ser efectuada via contacto telefónico (212 068 656) ou pelo endereço electrónico [email protected], estando a sessão limitada à participação de 60 pessoas.

[Fancy_Facebook_Comments language="pt_PT"]
- PUB -

Mais populares

Geringonça dá Assembleia Municipal do Montijo ao PSD

Apesar de vencer nas autárquicas, PS vai perder presidência no órgão. CDU tem compromisso com os social-democratas. Se não houver recuo, Ana Dias Neves...

Construção de duas novas fábricas da Repsol é maior investimento dos últimos dez anos no país

Empresa quer tornar Complexo de Sines num dos mais avançados e competitivos da Europa

Fernando Negrão acusa administração do Centro Hospitalar de “incompetência” e defende demissão

Vereador social-democrata afirma que membros do órgão de gestão “estão cegos” e pede a sua substituição “por gente competente”   Fernando Negrão, vereador da Câmara Municipal...
- PUB -