22 Outubro 2021, Sexta-feira
- PUB -
Início Sociedade Ilustradores de diferentes gerações expõem trabalhos em nova edição da festa da...

Ilustradores de diferentes gerações expõem trabalhos em nova edição da festa da arte em Setúbal

Pedro Pina, vereador da Cultura, considera que evento “cumpre a função de repensar o futuro com memória no passado”

As técnicas utilizadas são o que distingue os ilustradores de diferentes gerações que este ano marcam presença em mais uma edição da festa dedicada à arte, a acontecer em diversos equipamentos de Setúbal, entre os meses de Outubro e Novembro.

- PUB -

Este ano, o certame, organizado pela município sadino e apresentado na passada quinta-feira na Casa da Cultura, dá destaque à artista Marta Madureira. “Achámos que seria a pessoa ideal para esta edição, com uma programação que pode apresentar surpresas”, explicou José Teófilo Duarte, do atelier DDLX e curador do evento.

A ilustradora contemporânea estará, assim, “em foco, com uma mostra na Casa da Cultura”, cuja inauguração está agendada para 2 de Outubro, pelas 15 horas”, referiu a autarquia em comunicado.

- PUB -

Para Pedro Pina, vereador da Cultura, a festa traz ao concelho “o que de melhor se faz, num evento que cumpre a função de repensar o futuro com memória no passado”.

A maior novidade centra-se na “inclusão da mostra “Preto no Branco”, no Museu do Trabalho Michel Giacometti, de homenagem a Vasco de Castro, ilustrador falecido em Julho deste ano. A exposição abre a 16 de Outubro”.

Isto depois de, a 2 de Outubro, “as obras do artista canadiano Pierre Pratt, “o convidado estrangeiro” da festa, ficarem em evidência também na Casa da Cultura, assim como vão ser inauguradas “mais três exposições do vasto leque de actividades” previstas.

- PUB -

No mesmo dia, passada uma hora e meia, trabalhos de Lauro António vão ser apresentados na Casa das Imagens. Já para a Casa d’Avenida estão planeadas três mostras, “as quais ficam disponíveis até 31 de Outubro”.

Peças de José Brandão vão igualmente ser realçadas, numa exposição que junta ilustrações “relacionadas com capas de discos da sua autoria”. Neste âmbito, divulgou José Teófilo Duarte, estão a ser reeditados os “onze álbuns de José Afonso, lançados originalmente entre 1968 e 1981”.

À Casa do Largo – Pousada da Juventude, por sua vez, chega a 8 de Outubro a exposição “Futurando”, “em formato mais reduzido, com trabalhos de escolas superiores de artes seleccionados por alunos e professores”.

“O conjunto de exposições do certame fica completo com a abertura, a 23 de Outubro, de “Heitor Nova My Human and I – Cartoons para sorrir de um gato que tinha um humano”, do ilustrador setubalense Zé Nova”, refere a mesma nota.

Mas não só de ilustrações se realizará esta sétima edição, estando igualmente a ser preparados workshops e momentos musicais e de cinema. É disso exemplo a “sessão do ciclo ‘Muito Cá de Casa’, a 1 de Outubro, na Sala José Afonso da Casa da Cultura”.

Ao nível da música, acontece a “2 de Outubro, defronte da Casa da Cultura, um concerto com “Suave”, e a “9, na Casa do Lago, actua Mynda Guerra”. A Casa do Largo recebe ainda, a 9 de Outubro e a 6 de Novembro, oficinas de “Ilustração” e “Colagens”.

Enquanto isso, a Casa da Cultura, também no dia 9 do próximo mês, acolhe “uma actividade de ilustração para a infância”. Ainda no âmbito da Festa da Ilustração, o espaço A Gráfica prepara-se para receber “três sessões de um ciclo de cinema, numa extensão do festival Indie Lisboa, as duas primeiras a 17 e a 31 de Outubro, assim como outra a 7 de Novembro, todas com início às 16 horas”.

É também de realçar a Feira da Festa, a acontecer entre 16 e 17 de Outubro no mesmo equipamento, “com a participação de profissionais da área do design, a qual procura revelar e mostrar um género de bastidores da ilustração”, referiu José Teófilo Duarte.

[Fancy_Facebook_Comments language="pt_PT"]
- PUB -

Mais populares

Embarcação de pesca de Setúbal sofre danos em encontro com orcas

Mestre diz que ataque, de grupo de quatro animais, durou 20 minutos e partiu leme do barco

António Pereira: “Continuo a ver coisas no Vitória que não tenho visto nem na I Liga”

Eliminação da Taça de Portugal com o Vizela não esmoreceu aplausos aos atletas

CDU rompe acordo com PSD e ‘salva’ PS na Assembleia Municipal

Geringonça desfeita. CDU queria sigilo sobre o compromisso até à tomada de posse. João Afonso (PSD) acusa comunistas de faltarem à palavra
- PUB -