29 Março 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioSociedadeCiclo de cinema revive resistência da Segunda Guerra Mundial na Baixa da...

Ciclo de cinema revive resistência da Segunda Guerra Mundial na Baixa da Banheira

Sessões vão contar com convidados para a partilha de testemunhos

 

- PUB -

O Fórum Cultural José Manuel Figueiredo, na Baixa da Banheira, vai acolher no próximo sábado, nos dias 22 e 29 e a 6 de Outubro, o ciclo de cinema “A Resistência Durante a Segunda Guerra Mundial”, com quatro sessões marcadas para as 21h00, que vão contar com a intervenção de convidados, resistentes antifascistas, que irão partilhar com o público presente os seus testemunhos.

O ciclo começa dia 18, com a exibição da versão restaurada do filme “Vem e Vê”, de Elem Klimov, onde estará presente o ex-preso político José Pedro Santos, da Direcção Nacional da URAP.

Dia 22, será exibida a película de Roberta Grossman “Quem escreverá a nossa história”, baseada no livro de Samuel D. Kassow, que contará com a participação do Conselheiro de Estado e ex-preso político, Domingos Abrantes.

- PUB -

Dirigidas a maiores de 12 anos, as sessões prosseguem a 29 de Setembro com o filme “Debaixo do Céu”, de Nicholas Oulman, que terá como convidado o resistente antifascista Armando S. Teixeira.

Finalmente, a 6 de Outubro, será exibida a película “O Espírito de ‘45”, realizada por Ken Loach, sobre “saúde, habitação, transportes, e públicos para todos!”, que fez parte do Festival de Berlim e contará com a intervenção do jornalista e escritor de política internacional, José Goulão.

A iniciativa é organizada pelo núcleo da Moita da União de Resistentes Antifascistas Portugueses, Câmara Municipal da Moita e União de Freguesias de Baixa da Banheira e Vale da Amoreira, sendo a entrada gratuita, mediante reserva prévia na bilheteira do Fórum.

- PUB -

Mais populares

Selecção Nacional lança equipamento com semelhanças “inegáveis” ao do Vitória FC

Designer da camisola dos sadinos garante estar “lisonjeada” e realça que se trata de “pelo menos uma grande coincidência”

Praça do Brasil permanece em mudança e avança com transformação urbana

Espaço começou ontem a ser preparado para ser criada uma área exclusiva de usufruto público

“A peça do Zeca Afonso não é minha, é das pessoas de Setúbal”

Ricardo Crista tem trabalhos espalhados por todo o mundo. Autor do memorial a Zeca Afonso revela nova peça que vai nascer na cidade
- PUB -