22 Outubro 2021, Sexta-feira
- PUB -
Início Sociedade Fórum Luísa Todi recebe esta sexta-feira concerto de música africana pela voz...

Fórum Luísa Todi recebe esta sexta-feira concerto de música africana pela voz de Bonga

Artista conta com um longo e marcante caminho ligado à música, com 50 anos de carreira e cerca de 40 discos editados

 

- PUB -

O cantor Bonga, nome maior da música africana e figura marcante no universo da World Music, vai estar ao vivo no Fórum Municipal Luísa Todi, em Setúbal, já esta sexta-feira.

O concerto, com início marcado para as 21 horas, é organizado no âmbito do projecto Língua Terra, que tem como objectivo criar pontes entre África, Europa e América Latina a partir da música, como expressão, e da rica diversidade étnica, linguística e cultural que compõe os distintos territórios.

Bonga, nome artístico de José Adelino Barceló de Carvalho, conta com 50 anos de carreira e cerca de 40 discos editados. Nascido a 5 de Setembro de 1942 no Norte de Luanda, foi figura de destaque no mundo do atletismo em Angola, com diversos títulos conquistados.

- PUB -

Foi, inclusive, este o motivo que o fez vir para Portugal a meio dos anos 60, a convite do Benfica, clube onde continuou a desenvolver a sua carreira desportiva.

No entanto, as suas ideias foram ficando cada vez mais objectivas em relação à situação política e social de África, em geral, e de Angola, em particular, motivo que o leva a sair do território português e a fixar-se na Holanda, onde edita o seu primeiro álbum, intitulado “Angola 72”.

O dia 25 de Abril de 1974 viveu-o em Paris. A independência dos novos países africanos viria a influenciar o seu trabalho discográfico seguinte, “Angola 74”.

- PUB -

Segue-se um período de grandes movimentações artísticas, que o levam a viajar, até à década de 80, pela Europa e Estados Unidos da América em sucessivos eventos culturais e políticos.

No final desta década regressa a Portugal, já com uma obra discográfica de relevo, da qual fazem parte 12 álbuns de originais. Também os anos 90 foram de grande produção, com 13 álbuns, tendo adoptado definitivamente o nome de Bonga.

No seu longo e marcante caminho, traçado no universo musical onde a língua portuguesa e a cultura africana se afirmam culturalmente, foi reconhecido e enaltecido por diversas instituições sociais e políticas internacionais

[Fancy_Facebook_Comments language="pt_PT"]
- PUB -

Mais populares

Embarcação de pesca de Setúbal sofre danos em encontro com orcas

Mestre diz que ataque, de grupo de quatro animais, durou 20 minutos e partiu leme do barco

António Pereira: “Continuo a ver coisas no Vitória que não tenho visto nem na I Liga”

Eliminação da Taça de Portugal com o Vizela não esmoreceu aplausos aos atletas

CDU rompe acordo com PSD e ‘salva’ PS na Assembleia Municipal

Geringonça desfeita. CDU queria sigilo sobre o compromisso até à tomada de posse. João Afonso (PSD) acusa comunistas de faltarem à palavra
- PUB -