20 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioSociedadeADAO acolhe este fim-de-semana segunda edição do festival “ANO 0”

ADAO acolhe este fim-de-semana segunda edição do festival “ANO 0”

Evento inclui música, performance, moda, workshops, activismos e conversas

 

- PUB -

No próximo fim-de-semana, a música vai regressar à ADAO – Associação de Desenvolvimento de Artes e Ofícios, com a realização do festival comunitário “ANO 0”, organizado pela Rádio Quântica e que, deste modo, pretende celebrar “o melhor das novas propostas vanguardistas nacionais por parte de artistas emergentes e à margem”.

A primeira edição do festival, recorde-se, decorreu no ano de 2019, afirmando-se como “um triunfo da cultura DIY, com excelente feedback da comunidade e de ‘opinion makers’ nacionais e internacionais”.

Em 2021, o evento musical está de volta num “ano (quase) pós-pandémico, expandido e reforçado, com música, moda, performance, workshops, activismo e conversas”, em molde presencial e online. O festival “Ano 0” é um acontecimento que junta os projectos artísticos, editoras e colectivos – mobilizados, principalmente, por pessoas LGBTQI+, não brancas, ou de outras identidades marginalizadas –, que estão a ajudar “a escrever o futuro da cultura local e a responder aos processos de gentrificação que excluem estas entidades e identidades da programação cultural mainstream”.

- PUB -

O Novo Negócio (novo espaço da Galeria Zé dos Bois) e a ADAO, em Lisboa e no Barreiro, são os dois espaços independentes e icónicos de ambas as cidades que receberão novamente esta iniciativa de âmbito cultural, em dois dias de diálogo cultural e geográfico entre centro e periferia. Além disso e segundo a organização, todo o festival será também transmitido online, estando disponível no site do festival (www.ano-0.pt).

- PUB -

Mais populares

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência

Peixes e tartarugas mortos recolhidos do lago do Parque da Algodeia

Aumento das temperaturas e exposição solar pode ter alterado qualidade da água. Amostras recolhidas vão ser analisadas em laboratório
- PUB -