18 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioSociedadeOrdem nos boletins de voto de Setúbal, Palmela e Sesimbra já conhecida

Ordem nos boletins de voto de Setúbal, Palmela e Sesimbra já conhecida

CDU é a primeira força política a constar do boletim de voto no concelho de Setúbal. O PS é o último

 

- PUB -

O prazo de apresentação das listas dos partidos e movimentos de cidadãos às autárquicas 2021 no Tribunal de Setúbal, assim como nos restantes do País, terminou na segunda-feira e já se conhece a ordem nos boletins de voto que os eleitores vão colocar em urna a 26 de Setembro, a qual varia de concelho para concelho.

A 3 de Agosto foi efectuado o sorteio das listas e dos símbolos pelo juiz que preside ao mesmo, com o efeito de atribuir uma ordem nos boletins de voto.

Os mandatários, ou candidatos, aos órgãos autárquicos de Setúbal, Palmela e Sesimbra entregaram as listas no mesmo tribunal, Setúbal, e estão agora a aguardar que o juiz faça a verificação da composição das listas, o que será dado a saber já esta segunda-feira, 9 de Agosto.

- PUB -

“Nos cinco dias subsequentes [à entrega das listas] o juiz verifica a regularidade do processo, a autenticidade dos documentos que o integram e a elegibilidade dos candidatos”, estabelece a Comissão Nacional de Eleições (CNE).

Durante o mesmo prazo “podem as entidades proponentes, os candidatos e os mandatários impugna a regularidade do processo ou a elegibilidade de qualquer candidato”.

Se algum percalço surgir, colocado pelo juiz ou lista adversária, a lista de candidatos com irregularidades tem até 12 de Agosto para suprimir essas incorrecções ou substituir candidatos.

- PUB -

“Podem os mandatários suprir irregularidades processuais ou substituir candidatos julgados inelegíveis ou sustentar que não existem quaisquer irregularidades a suprir ou candidatos a substituir, sem prejuízo de apresentarem candidatos substitutos para o caso de a decisão do tribunal lhes vir a ser desfavorável”, indica a CNE.

Se alterações maiores não existirem, como exclusão de alguma lista, no concelho de Setúbal o boletim de voto à Câmara Municipal vai apresentar dez listas: em primeiro vem a CDU (PCP-PEV), seguida do CDS-PP; Chega; movimento Amar Setúbal (NC/ PPM); Bloco de Esquerda; Coligação Todos Somos Setúbal (RIR/PDR); Iniciativa Liberal; Pessoas-Animais- -Natureza; PSD; PS. A mesma ordem mantém-se à Assembleia Municipal.

No concelho de Palmela, os eleitores vão ter um boletim de voto também com dez listas concorrentes à Câmara e Assembleia Municipal ordenado por: Movimento de Cidadãos Pelo Concelho de Palmela; PS; PSD; BE; Mudar Por Mim, Mudar Por Todos (CDS-PP.MPT); CDU; RIR; Chega; PPM; Nós, Cidadãos! (NC).

No município de Sesimbra, onde concorrem sete listas à Câmara e Assembleia Municipal, a ordem do boletim de voto apresenta BE; Movimento Sesimbra Unida; Chega; PS; Sesimbra Primeiro (CDS-PP.A.PDR); CDU; PSD.

- PUB -

Mais populares

José Mourinho: “Dá-me prazer que as pessoas conheçam as minhas origens”

Técnico sadino em Setúbal para gravar com a Adidas e “mostrar ao mundo” a cidade onde nasceu e cresceu

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Barco naufragado em Tróia tinha boia de amarração no Porto de Setúbal

Jornal Observador adiantou que barco, intitulado “Lingrinhas”, estava “registado na Polónia e não recebia ‘vistorias’ das autoridades portuguesas”
- PUB -