26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioSociedadeProsperidade respeitando a natureza

Prosperidade respeitando a natureza

Portugal pode tornar-se um líder europeu na área da bio-economia, aponta um relatório do consórcio Bio-Based Industries, a principal associação europeia do sector.

- PUB -

O País “dispõe de poder económico, de inovação e de matéria-prima de biomassa para expandir rapidamente as actividades industriais de base biológica, a nível regional e nacional, e para se tornar num forte parceiro da bio-economia europeia”, lê-se no referido documento, elaborado em colaboração com o Governo e os membros portugueses da associação.

O estudo afirma-o tendo por base uma avaliação aos sectores agro-alimentar, florestal e marinho (algas, aquicultura e pescas), assim como às indústrias alimentar e de bebidas, de pasta e papel e restaurante fileira florestal.

E lança um dado relevante: “o sector da bio-economia em Portugal contribui com quase 20 mil milhões de euros para a economia nacional e o estudo do BIC aponta a existência de novas oportunidades para acelerar o crescimento económico verde no País”.

- PUB -

Um dos parceiros do consórcio europeu Bio-Based Industries é a A4F – Algae for Future, que em conjunto com a AVIPE – Associação de Viticultores de Palmela e outras oito entidades nacionais e estrangeiras está a desenvolver um sistema de economia circular para transformação dos efluentes gasosos e líquidos da fermentação de vinho em biomassa, através da criação de microalgas.

O projecto-piloto, de elevado nível de inovação, decorre na Adega Cooperativa de Palmela. Já no âmbito das indústrias do sector marinho (pesca, algas e aquacultura), que o estudo do consórcio também destaca como “fortes impulsionadoras da economia portuguesa”, destaca-se a Aquanostra, produtora de ostras e peixe de aquacultura com actividade em Setúbal, nomeadamente no Estuário do Sado, e no Algarve.

Esta empresa, criada no âmbito de um projecto de investigação, opera sob um forte compromisso com a sustentabilidade ambiental da sua actividade e tem procurado soluções para minimizar o impacto da produção.

André Rosa
Jornalista
- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -