22 Setembro 2021, Quarta-feira
- PUB -
Início Sociedade Neemias Queta já tem eternizada a sua imagem no Vale da Amoreira

Neemias Queta já tem eternizada a sua imagem no Vale da Amoreira

Mural foi concluído no início desta semana, num prédio do Vale da Amoreira, situado junto à Escola Secundária da Baixa da Banheira

 

- PUB -

O jovem do Vale da Amoreira, Neemias Queta, com apenas 22 anos de idade, poderá fazer história na madrugada desta quinta para sexta-feira, tornando-se o primeiro português a entrar na NBA, considerada “a melhor e mais espectacular” Liga de Basquetebol do Mundo. Neste âmbito e para homenagear o jovem desportista, encontra-se agora localizado junto à Escola Secundária da Baixa da Banheira, um mural da autoria do artista local Pedro Pinhal, criado para eternizar a sua imagem num prédio daquela zona do concelho.

O projecto, recorde-se, partiu de uma iniciativa da Hoopers, que decidiu “assinalar este importante momento da história” do basquetebol nacional, tendo lançado à autarquia moitense o desafio de, em conjunto, edificar este mural de homenagem a Neemias Queta, no espaço onde o jovem cresceu e tem as suas raízes.

De acordo com o município, a escolha da localização desta obra de arte urbana “recebeu a visita e a aprovação do próprio […], aquando da sua última visita a Portugal, no passado mês de Abril, antes de regressar aos Estados Unidos e iniciar a sua preparação para a chegada do Draft da NBA”, que contou com a sua participação no NBA Combine e em vários workshops, a convite de algumas equipas daquela liga, como os finalistas desta edição: os Milwaukee Bucks e os Phoenix Suns, Los Angeles Lakers, New York Knicks e os Charlotte Homets, entre outras.

- PUB -

Pedro Pinhal, também ele natural do Vale da Amoreira, foi o artista selecionado para executar esta intervenção, junto à escola onde estudou Neemias. “Este projecto é especial por estar num espaço muito frequentado por jovens e junto à comunidade escolar, pois serve de inspiração para que os mais jovens também lutem e trabalhem para atingir os seus sonhos”, afirma o artista, acrescentando que o desportista assume as suas raízes e “é um motivo de orgulho para toda a gente no Vale da Amoreira”, frisou.

Mural ficou concluído esta semana

Comunidade orgulhosa com projecto executado

- PUB -

“Todos nós estamos a torcer para que ele consiga atingir o seu sonho”, realça o CEO da Hoopers, André Costa. “Este momento é demasiado importante para ser deixado ao acaso”, disse. E acrescenta: “preparámos esta homenagem durante os últimos meses, coordenando vários aspectos aqui e nos Estados Unidos, e é com enorme satisfação que sabemos e vemos que estão todos orgulhosos com este projecto”, desde o Neemias à sua família, amigos e a população que reside naquela comunidade.

Para o presidente do município, Rui Garcia, a “possível chegada do Neemias Queta à NBA é, sem dúvida, um grande feito para [a autarquia] e para as suas gentes, mas é o seu caminho, coragem e determinação que devem inspirar os mais jovens a perseguirem os seus sonhos”, assinala o autarca. Os trabalhos na fachada do prédio ficaram concluídos esta segunda-feira e, segundo a câmara, estão a ser actualmente preparadas “mais algumas surpresas neste âmbito, com destaque para o acompanhamento da transmissão do Draft da NBA”, que decorre na próxima madrugada e vai contar com a presença de alguns convidados especiais, que marcaram o percurso do jovem português.

[Fancy_Facebook_Comments language="pt_PT"]
- PUB -

Mais populares

Burger King abre 12.° restaurante no Distrito de Setúbal

A marca Burger King aumentou para 12 o número de restaurantes que detém no Distrito de Setúbal, com a abertura de mais uma unidade...

Presidente da Fertagus diz que comboio até à Gare do Oriente depende do Estado

Ana Cristina Dourado afirma que a empresa tem objectivo de prolongar o serviço que termina na zona Roma-Areeiro

Homem desfigura prostituta à pancada em Grândola e foge do tribunal depois de apanhado a roubar carro

Dependente de cocaína, João Pratas responde agora por tentativa de homicídio com julgamento a decorrer no Tribunal de Setúbal   Sem dinheiro para satisfazer o vício...
- PUB -