29 Março 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioSociedadeStartup Barreiro já conta com primeiros empreendedores

Startup Barreiro já conta com primeiros empreendedores

Já são conhecidos os três projectos vencedores do 1.º Bootcamp

 

- PUB -

O Dia da Cidade do Barreiro, assinalado esta segunda-feira, marcou o arranque daquela que pretende ser “uma âncora” para a fixação de jovens no município, com a realização do 1.º Bootcamp da Startup a guiar os primeiros empreendedores para a nova incubadora de empresas, que “serão apoiados no processo de desenvolvimento sustentado dos seus negócios”.

De acordo com a autarquia barreirense, os três projectos vencedores vão agora integrar a Startup Barreiro, cujo espaço de acolhimento está em construção no centro da cidade. Ao integrarem a incubadora de empresas, os empreendedores poderão beneficiar de vantagens como o “acesso a vários serviços e recursos”, tais como formação à medida, Workshops, Mentoria, Networking, Programas de Ideação e Aceleração, Bootcamps e apoio em candidaturas a financiamento.

“São os jovens adultos que mais optam por sair do Barreiro”, constata o vereador Bruno Vitorino, que tutela o pelouro do Empreendedorismo e Juventude naquela autarquia. A população entre os 24 e 35 anos, acrescenta, é “a que mais tem caído (-21% desde 2001)”, sendo o êxodo das faixas adultas mais jovens “evidente” à medida que “terminam os estudos” e vão “entrando no mercado de trabalho”, destaca.

- PUB -

De forma a mudar este padrão, o responsável considera ser necessário que a câmara “encontre soluções”, frisou. Uma dessas soluções, sugere, passa pela “possibilidade de criar condições para que jovens empreendedores se possam fixar no Barreiro”, através da criação de negócios e postos de trabalho. “Esse é um dos objectivos da Startup Barreiro”, sublinha Bruno Vitorino: “queremos continua a fixar empreendedores no nosso concelho, apoiá-los e incentivá-los”, explica.

Projectos vencedores

Os três projectos vencedores do 1.º Bootcamp foram “Bacle Jobs”, apresentado por António Cordeiro e Duarte Costa, “Tickets Club”, de Catarina Fernandes e Pedro Fonseca, e a “Creche Canina Barreiro”, uma realização projectada por Sara Almeida.

- PUB -

As Incubadoras como a Startup, recorde-se, procuram “incentivar a criação e consolidação de novas empresas” a nível local, perspectivando “a promoção de um empreendedorismo gerador de desenvolvimento”, tanto a nível económico como social.

- PUB -

Mais populares

Selecção Nacional lança equipamento com semelhanças “inegáveis” ao do Vitória FC

Designer da camisola dos sadinos garante estar “lisonjeada” e realça que se trata de “pelo menos uma grande coincidência”

Praça do Brasil permanece em mudança e avança com transformação urbana

Espaço começou ontem a ser preparado para ser criada uma área exclusiva de usufruto público

“A peça do Zeca Afonso não é minha, é das pessoas de Setúbal”

Ricardo Crista tem trabalhos espalhados por todo o mundo. Autor do memorial a Zeca Afonso revela nova peça que vai nascer na cidade
- PUB -