4 Agosto 2021, Quarta-feira
- PUB -
Início Sociedade Comemorações dos 150 anos do nascimento de Alfredo da Silva com sessão...

Comemorações dos 150 anos do nascimento de Alfredo da Silva com sessão solene em Lisboa

Evento presidido pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, tem lugar hoje na Fundação Calouste Gulbenkian

 

- PUB -

As celebrações dos 150 anos do nascimento de Alfredo da Silva, iniciadas em Julho do ano passado pela Fundação Amélia de Mello (FAM), encerram esta quarta-feira em Lisboa, com a realização da segunda parte da conferência nacional que começou ontem na Fundação Calouste Gulbenkian, e com uma sessão solene ao final da tarde, presidida pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e por Vasco de Mello, presidente da Fundação.

O encontro, que procura compreender e mostrar o papel desempenhado pelo industrial e pela Companhia União Fabril (CUF), no “desenvolvimento económico e social”, tanto a nível nacional e, em particular, no território barreirense, surge após a realização de um vasto programa, que incluiu 13 conferências, um concurso dirigido a jovens estudantes do ensino básico, secundário e profissional, assim como a publicação de estudos e obras de investigação. A estes, as celebrações incluíram ainda um filme sobre Alfredo da Silva e a emissão de quatro selos comemorativos pelos CTT, que serão lançados hoje.

A conferência nacional marca o fim das celebrações do aniversário do fundador do Grupo CUF, exalta a sua iniciativa empresarial e empreendedorismo e volta a lembrar a sua intervenção nas área da iniciativa empresarial e do empreendedorismo, com uma reflexão sobre “o presente e o futuro da indústria química, obra social das empresas e a responsabilidade social corporativa”, a par do ordenamento do território e do património industrial, marketing e publicidade, não esquecendo a medicina, os azeites e as oleaginosas, duas áreas consideradas vitais e ligadas ao passado e futuro das empresas herdeiras deste Grupo.

- PUB -

“Portugal: a industrialização lenta e tardia”, “A CUF e o desenvolvimento económico-social português” e as “Empresas e Estado, na economia portuguesa”, são algumas das temáticas abordadas na conferência nacional que marca o fim das comemorações. Neste evento serão ainda atribuídos prémios aos vencedores do concurso lançado nas escolas do país sobre a figura e obra de Alfredo da Silva, iniciativa à qual concorreram centenas de jovens. Na mesma altura, serão também conhecidos os prémios de investigação científica em três áreas consideradas “relevantes” do conhecimento.

- PUB -

Mais populares

Chega apresenta candidatos a Setúbal com vontade de fazer história

Cláudio Fonseca, negro e oriundo da Bela Vista, é cabeça-de-lista à Freguesia de São Sebastião. "Prova que no Chega não há racismo"

Moradores na Quinta da Amizade contestam fogos municipais, mas vereador Carlos Rabaçal promete valorização

Na calha pode estar a construção de 268 fogos. Os residentes temem densidade populacional e perderem conforto   Os moradores na Quinta da Amizade, na freguesia...

Península de Setúbal com mais 29 mil pessoas e Litoral Alentejano perde pouco em dez anos

Censos de 2021 indicam que Palmela é o concelho da península que registou maior aumento da população residente. Odemira é o que mais cresce...
- PUB -