19 Maio 2022, Quinta-feira
- PUB -
InícioSociedade“Comedores de Beatas” sensibilizam para a limpeza das praias

“Comedores de Beatas” sensibilizam para a limpeza das praias

A partir da iniciativa “Sesimbra é Peixe, Arte na Rua”, nasceram, tendo presente uma vertente de sensibilização ambiental, os “Comedores de Beatas”.

- PUB -

Decorados por artistas, já se encontram a marcar presença nos areais sesimbrenses com a missão de ajudar a reduzir as beatas nos areais e no oceano e de alertar para o perigo que estas representam para o ambiente.

O projecto, que já contou, desde 2014, com a participação de dezenas de artistas e decorou centenas de portas, janelas, muros e paredes um pouco por todo o concelho, chama agora à atenção para as beatas de cigarro, uma das maiores fontes de lixo nas praias portuguesas.

São, assim, disponibilizados cinzeiros de praia nas praias do Ouro, Califórnia, Moinho de Baixo, Bicas, Lagoa-mar, Lagoa de Albufeira e Amieira até 12 de Setembro. Depois de utilizados podem ser despejados para um depósito e re-colocados no respectivo suporte para serem reutilizados.

- PUB -

As beatas recolhidas vão fazer parte de uma exposição educativa no final do mês de Setembro. Nesta edição especial, participaram os artistas Mauro Miguel Carmelino, Mafalda Gonçalves, Ketam, Pitanga, PHNSK, Tiago Hacke e Vasco Maio. “Areia limpa, planeta a salvo”, “Os peixes não fumam porque querem”, “Beatas no chão? nem vê-las”, “Não devolva as beatas ao mar” ou “Leve um cinzeiro” são algumas das frases presentes nas pinturas que servem de mote a esta acção de sensibilização.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Igor Khashin e Yulia Khashina: “O nosso trabalho de 20 anos foi destruído num dia”

Casal russo que está no centro da polémica com o acolhimento de refugiados ucranianos em Setúbal responde a todas as perguntas

Matias Damásio a abrir com The Gift pelo meio e Dulce Pontes a fechar as Festas de São Pedro

Calendário das três actuações está definido. Depois de dois anos de interregno, a tradição volta a ser o que era

Dez dias de música em vários palcos da cidade de Setúbal com os melhores sons e vozes

O festival arranca com Pedro Abrunhosa, atravessa vários artistas e termina com Cuca Roseta
- PUB -