22 Outubro 2021, Sexta-feira
- PUB -
Início Sociedade “Comedores de Beatas” sensibilizam para a limpeza das praias

“Comedores de Beatas” sensibilizam para a limpeza das praias

A partir da iniciativa “Sesimbra é Peixe, Arte na Rua”, nasceram, tendo presente uma vertente de sensibilização ambiental, os “Comedores de Beatas”.

- PUB -

Decorados por artistas, já se encontram a marcar presença nos areais sesimbrenses com a missão de ajudar a reduzir as beatas nos areais e no oceano e de alertar para o perigo que estas representam para o ambiente.

O projecto, que já contou, desde 2014, com a participação de dezenas de artistas e decorou centenas de portas, janelas, muros e paredes um pouco por todo o concelho, chama agora à atenção para as beatas de cigarro, uma das maiores fontes de lixo nas praias portuguesas.

São, assim, disponibilizados cinzeiros de praia nas praias do Ouro, Califórnia, Moinho de Baixo, Bicas, Lagoa-mar, Lagoa de Albufeira e Amieira até 12 de Setembro. Depois de utilizados podem ser despejados para um depósito e re-colocados no respectivo suporte para serem reutilizados.

- PUB -

As beatas recolhidas vão fazer parte de uma exposição educativa no final do mês de Setembro. Nesta edição especial, participaram os artistas Mauro Miguel Carmelino, Mafalda Gonçalves, Ketam, Pitanga, PHNSK, Tiago Hacke e Vasco Maio. “Areia limpa, planeta a salvo”, “Os peixes não fumam porque querem”, “Beatas no chão? nem vê-las”, “Não devolva as beatas ao mar” ou “Leve um cinzeiro” são algumas das frases presentes nas pinturas que servem de mote a esta acção de sensibilização.

[Fancy_Facebook_Comments language="pt_PT"]
- PUB -

Mais populares

Embarcação de pesca de Setúbal sofre danos em encontro com orcas

Mestre diz que ataque, de grupo de quatro animais, durou 20 minutos e partiu leme do barco

António Pereira: “Continuo a ver coisas no Vitória que não tenho visto nem na I Liga”

Eliminação da Taça de Portugal com o Vizela não esmoreceu aplausos aos atletas

CDU rompe acordo com PSD e ‘salva’ PS na Assembleia Municipal

Geringonça desfeita. CDU queria sigilo sobre o compromisso até à tomada de posse. João Afonso (PSD) acusa comunistas de faltarem à palavra
- PUB -