1 Março 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioSociedadeÁrea de jovens da LATI regista balanço “muito positivo” da experiência “Eco-Escolas”

Área de jovens da LATI regista balanço “muito positivo” da experiência “Eco-Escolas”

No próximo ano lectivo, a instituição pretende efectuar nova candidatura ao programa

 

- PUB -

O conselho Eco-escolas da área de jovens da Liga dos Amigos da Terceira Idade (LATI) reuniu na sexta-feira para apresentar as actividades desenvolvidas durante o terceiro período e fazer o balanço e avaliação deste ano lectivo.

No entender da equipa, da qual O SETUBALENSE faz parte, as metas foram atingidas. Entre os pontos fortes está o contacto diário com os jovens.

No que diz respeito aos pontos fracos, é apontado o tempo reduzido de tempo livre que a escola deixa para puderem dedicar-se à educação não formal.

- PUB -

Vanda Monte, da valência de jovens da LATI, explica: “consideramos que é tão importante como a formal. São diferentes mas complementam- -se e é esse caminho que temos vindo a fazer e queremos continuar a fazer com os nossos jovens”.

Entre as oportunidades das actividades dinamizadas está, de acordo com a equipa, a descoberta de cada jovem enquanto actor principal de um mundo em mudança e o facto de ser um processo contínuo, ainda que se verifique, enquanto possível ameaça ao trabalho desenvolvido, morosidade no processo de mudança de mentalidades.

Também o balanço por parte dos jovens é “muito positivo” e, por considerar que este tem de ser um trabalho de continuidade, a equipa informou ainda famílias e parceiros presentes na reunião que para o ano haverá nova candidatura ao programa Eco-Escolas, reiterando o convite a todos os conselheiros para continuar na próxima edição.

- PUB -

Actividades trazem espaços verdes e ecopontos à instituição

No decorrer deste terceiro período, o CATL jovens da LATI dinamizou diversas actividades facultativas promovidas pelo programa Eco-Escolas. Nos espaços exteriores, os jovens da instituição setubalense dedicaram-se às hortas bio, com a iniciativa “Plantas companheiras”, à actividade “O mar começa aqui” e observaram as aves que os rodeiam.

No âmbito da alimentação e cidadania, foi realizado um poster eco- -código e desenvolvida a “Missão Eco-escolas: amar o mar” e a iniciativa “Declara-te ao planeta”. Também a economia circular deu o mote para um conjunto de actividades levadas a cabo pelos jovens, entre elas o desafio UHU, com a realização de um painel sobre a biodiversidade local e de uma colagem sobre os objectivos de desenvolvimento sustentável; a Geração Verdão, a partir de um cartaz sobre o ciclo de vida de um objecto; e a acção “Este Natal, os enfeites estão por tua conta”, em parceria com a Tetra Pak.

Foram realizadas actividades que não se encontravam inicialmente planeadas, entre as quais o Global Action Days, “Se eu pudesse mudar o mundo”, Dark Skies Rangers, a Eco- -piñata e a aplicação de redutores de caudal, prémio do concurso “Água para todos”, promovido pela ENA, que a área de jovens venceu recentemente.

Os interruptores receberam nova sinalética, em jeito de sensibilização, foram desenvolvidas experiências sobre os diferentes tipos de energia e dinamizadas actividades sobre o tema em vários formatos: aplicação Kahoot, ‘quizes’, workshops, arte e vídeos.

A criação de uma zona verde está também entre a lista de actividades realizadas pela equipa, a quem nem os confinamentos fizeram abrandar o projecto. Foram reutilizadas paletes e vasos para embelezar o espaço exterior da LATI e reaproveitada água excedente do refeitório para aplicar na jardinagem.

No eixo dos resíduos, a LATI tem agora uma área no exterior com alertas sobre o lixo no chão, pretendeu envolver o maior número de jovens na separação de resíduos e neste sentido foram criados três ecopontos para a valência de jovens.

Foi ainda criado um ecoponto e elaborados flyers de sensibilização para oferecer a uma sala de jardim de infância, sem esquecer que todas estas actividades introduziram na rotina dos jovens a acção de fazer a reciclagem e colocar os resíduos no ecoponto.

- PUB -

Mais populares

Homem encontrado morto em casa no centro de Setúbal [Actualizada]

Cadáver de José, de 66 anos, foi transportado para a morgue do Hospital de São Bernardo para realizar autópsia

PJ investiga cadáver encontrado no interior de uma viatura em Setúbal

Populares alertaram as autoridades pelas 22h30. Homem, de 57 anos, terá morrido por causas naturais

Pedro Catarino já é goleador-mor dos sadinos na 1.ª Divisão da AF Setúbal

Com cinco golos no Vitória B, avançado do plantel principal volta a ser decisivo
- PUB -