19 Março 2024, Terça-feira
- PUB -
InícioSociedadeFórum Cultural de Alcochete acolhe evento inédito no concelho dedicado à prática...

Fórum Cultural de Alcochete acolhe evento inédito no concelho dedicado à prática desportiva

Na iniciativa vão ser dadas a conhecer as consequências da covid-19 no âmbito do exercício físico

 

- PUB -

O Fórum Cultural de Alcochete foi o palco escolhido para a apresentação, no próximo dia 23 de Junho, de um evento inédito no concelho, onde vão estar em análise “as valências na área desportiva – da saúde e bem-estar”.

A primeira edição do ‘Alcochete Summit’ pretende “contribuir para a partilha de conhecimento e experiências” relacionados com a prática de desporto, “através de uma formação actual e especializada”, explicou a edilidade através de nota de Imprensa.

Para alcançar este objectivo, a autarquia alcochetana tem planeado um dia ‘em cheio’, onde vão ser abordados temas como a igualdade de género, as consequências da covid-19 na prática de exercício físico e a evolução do futebol feminino em Portugal.

- PUB -

A cerimónia de abertura, agendada para as 09h30, será garantida por João Paulo Rebelo, secretário de Estado do Desporto, e por Fernando Pinto, presidente da autarquia. Passados 15 minutos terá início uma mesa redonda, na qual será abordada a igualdade de género no desporto.

Pelas 11h15, por sua vez, Pedro Morouço vai explicar que consequências deixou a pandemia na prática da actividade física, seguindo-se, pelas 12 horas, a conversa ‘Green Sport Green Food’ [Desporto Verde Comida Verde], garantida por João Lopes, nutricionista no Sporting Clube de Portugal.

O terceiro painel, marcado para as 15 horas, será coordenado por Carlos Neto, professor catedrático na Faculdade de Motricidade Humana, onde se vai falar sobre ‘Motricidade Infantil e o Ar Livre’. Uma hora depois, é tempo de aprender sobre ‘Alto Rendimento’ com Carlos Resende, antigo jogador de andebol, e Miguel Nery, psicólogo clínico.

- PUB -

A fechar a tarde, pelas 18 horas, vão estar Mónica Jorge e Sofia Teles, para analisar a ‘Evolução do Futebol Feminino em Portugal’.

O município pretende com este projecto “incentivar a população à prática regular de actividade física, que aliada a uma alimentação saudável são fundamentais para um estilo de vida saudáveis e contribuem para a saúde e bem-estar de pessoas de todas as idades”, sendo este um “factor fundamental no desenvolvimento físico e mental do indivíduo, com repercussões directas no sucesso escolar e satisfação pessoal de crianças e jovens”.

Para a Câmara Municipal, é igualmente essencial “promover padrões de consumo e de produção sustentáveis para alcançar uma gestão sustentável e uso eficiente dos recursos naturais” e “facilitar o acesso a espaços públicos seguros, inclusivos, acessíveis e verdes, assim como promover a deslocação em modos suaves de mobilidade e o acesso a redes ciciáveis e pedonais”.

- PUB -

Mais populares

Ajuste de contas entre jovens em escola de Setúbal com ameaça de arma branca

Rapidez de resposta de funcionário impediu ‘males maiores’. Polícia deteve suspeito, que depressa foi solto e regressou à escola

João Afonso: “Os cidadãos do distrito olham para o PSD como uma espécie de primo direito do PS”

O social-democrata considera que o partido sofreu o maior golpe político da sua história na região. E lança duras críticas à distrital

Um nome incontornável da nova música portuguesa

‘A Garota Não’ foi a escolha do público para Figura do Ano na categoria de Cultura
- PUB -