28 Março 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioSociedadeFórum Cultural de Alcochete acolhe evento inédito no concelho dedicado à prática...

Fórum Cultural de Alcochete acolhe evento inédito no concelho dedicado à prática desportiva

Na iniciativa vão ser dadas a conhecer as consequências da covid-19 no âmbito do exercício físico

 

- PUB -

O Fórum Cultural de Alcochete foi o palco escolhido para a apresentação, no próximo dia 23 de Junho, de um evento inédito no concelho, onde vão estar em análise “as valências na área desportiva – da saúde e bem-estar”.

A primeira edição do ‘Alcochete Summit’ pretende “contribuir para a partilha de conhecimento e experiências” relacionados com a prática de desporto, “através de uma formação actual e especializada”, explicou a edilidade através de nota de Imprensa.

Para alcançar este objectivo, a autarquia alcochetana tem planeado um dia ‘em cheio’, onde vão ser abordados temas como a igualdade de género, as consequências da covid-19 na prática de exercício físico e a evolução do futebol feminino em Portugal.

- PUB -

A cerimónia de abertura, agendada para as 09h30, será garantida por João Paulo Rebelo, secretário de Estado do Desporto, e por Fernando Pinto, presidente da autarquia. Passados 15 minutos terá início uma mesa redonda, na qual será abordada a igualdade de género no desporto.

Pelas 11h15, por sua vez, Pedro Morouço vai explicar que consequências deixou a pandemia na prática da actividade física, seguindo-se, pelas 12 horas, a conversa ‘Green Sport Green Food’ [Desporto Verde Comida Verde], garantida por João Lopes, nutricionista no Sporting Clube de Portugal.

O terceiro painel, marcado para as 15 horas, será coordenado por Carlos Neto, professor catedrático na Faculdade de Motricidade Humana, onde se vai falar sobre ‘Motricidade Infantil e o Ar Livre’. Uma hora depois, é tempo de aprender sobre ‘Alto Rendimento’ com Carlos Resende, antigo jogador de andebol, e Miguel Nery, psicólogo clínico.

- PUB -

A fechar a tarde, pelas 18 horas, vão estar Mónica Jorge e Sofia Teles, para analisar a ‘Evolução do Futebol Feminino em Portugal’.

O município pretende com este projecto “incentivar a população à prática regular de actividade física, que aliada a uma alimentação saudável são fundamentais para um estilo de vida saudáveis e contribuem para a saúde e bem-estar de pessoas de todas as idades”, sendo este um “factor fundamental no desenvolvimento físico e mental do indivíduo, com repercussões directas no sucesso escolar e satisfação pessoal de crianças e jovens”.

Para a Câmara Municipal, é igualmente essencial “promover padrões de consumo e de produção sustentáveis para alcançar uma gestão sustentável e uso eficiente dos recursos naturais” e “facilitar o acesso a espaços públicos seguros, inclusivos, acessíveis e verdes, assim como promover a deslocação em modos suaves de mobilidade e o acesso a redes ciciáveis e pedonais”.

- PUB -

Mais populares

Grande empreitada da Praça do Brasil já começou e rotunda tem estátua nova

Menino a brincar com um comboio numa linha infinita é a nova imagem de uma das zonas mais emblemáticas da cidade

Selecção Nacional lança equipamento com semelhanças “inegáveis” ao do Vitória FC

Designer da camisola dos sadinos garante estar “lisonjeada” e realça que se trata de “pelo menos uma grande coincidência”

“A peça do Zeca Afonso não é minha, é das pessoas de Setúbal”

Ricardo Crista tem trabalhos espalhados por todo o mundo. Autor do memorial a Zeca Afonso revela nova peça que vai nascer na cidade
- PUB -